Prefeito Marcelo Oliveira (PSDB) durante pronunciamento. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)
O prefeito Marcelo Oliveira (PSDB) participou da abertura dos trabalhos legislativos 2018, na tarde desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Mata de São João. Na ocasião, o chefe do executivo apresentou aos vereadores, secretários municipais e a sociedade presente, uma retrospectiva dos trabalhos realizados em 2017 e uma perspectivas de ações e projetos para 2018.

No início do discurso, Marcelo ressaltou sobre o esforço da gestão municipal, que mesmo em tempos de crise, manteve todos os serviços funcionando. “Em 2017 fizemos um grande esforço para adequar nossa estrutura de custo com o orçamento disponível, num cenário de crise que vivemos. Tivemos algumas medidas amargas, mas necessárias. Tivemos sucesso e conseguimos fechar os orçamentos e manter todos os serviços funcionando com excelência e qualidade altamente aceitável”, observa.

O gestor atribuiu a crise econômica e a falta de emprego em Mata de São João e em todo o país a administração do Partido do Trabalhadores (PT). “A tragédia no desemprego, fruto principalmente da política econômica do Partido dos Trabalhadores, que agravou ainda mais a falta crônica de oportunidade de emprego na sede do município. A prefeitura de Mata de São João não tem o poder nem o mecanismo para gerar emprego em larga escala, como é necessário que seja feita na Bahia e no Brasil. Esta é uma atribuição do governo estadual e federal que detém o poder de conceder benefícios fiscais para indústria e comércio”, salienta.


Gabriel Seixas/Mais Região              Público compareceu em bom numero na Câmara. (Foto: Gabriel Seixas/Mais Região)


Durante sua fala, o prefeito destacou algumas propostas para 2018, segundo o mesmo, já detalhada na Lei Orçamentária Anual. Entre elas estão as ações no âmbito da geração de emprego, saúde, educação, esporte e economia.


Ampliação do Centro Industrial

De acordo com Marcelo Oliveira, a Câmara de Vereadores já aprovou uma proposta do executivo de contrair um financiamento para ampliação do Centro Industrial que tem um projeto de emprega 500 novos trabalhadores. “Esse processo uma vez aprovado na Casa legislativa está tramitando na Caixa Econômica, e após aprovação daremos início a construção do galpão”, reforça.


Formação de mão de obra especializada

Investimentos para a capitação de pessoas também é uma das ações previstas para este ano. Conforme Marcelo o intuito é valorizar a mão de obra local. “Precisamos fazer investimentos na qualificação profissional das pessoas de forma que elas possam desenvolver suas habilidades e competência necessárias para ocupar postos de trabalho que surgem em Mata”, afirma. O Prefeito deu destaque para o programa de geração de renda que vem sendo executado pela secretaria de Ação Social, que se propõem dar curso de estática, culinária entre outros. “Descobrimos uma alternativa para gerar mão de obra, programa de geração de renda onde estamos estimulando pessoas a empreender de forma individual e em associações comunitárias”, avalia.


Implantação do turno integral 

Segundo Marcelo, para que se implante o turno integral em todas as unidades de ensino fundamental é necessário que construa novas creches e ampliação de algumas escolas. “Nosso propósito é que antes do fim do nosso mandato, tenhamos a totalidade de nossos alunos do ensino infantil e fundamental (alunos de 04 – 15 anos) no ensino integral e quase totalidade dos alunos da creche de 02 – 03 anos) no turno integral”, ressalta.


Inauguração de unidades médicas

Duas unidades de assistência médica serão inauguradas ainda este ano em Mata de São João. Conforme o prefeito, já está sendo implantados o novo Centro de Atenção Psicossocial  (Caps) e a Unidade de Saúde de Praia do Forte. “O Caps e Unidade Básica de Saúde de Praia do Forte, que hoje funciona conjugada com o Pronto Atendimento, serão em breve inauguradas. Com essa separação, conseguiremos melhorar o atendimento aos usuários”, frisa.

No tocante a saúde, Marcelo divulgou a aquisição de novos equipamentos médicos como monitores, ultrassom, maca entres outros estão sendo substituídos. “Diversos novos equipamentos foram adquiridos e estão sendo entregues nas unidades de saúde e no Hospital Municipal”, confirma. 


Título de Propriedade de Imóvel

A Recém-inaugurada secretaria de Regularização Fundiária tem trabalhado para criar condições técnicas legais para os donos de imóveis do município. Para Marcelo, essa é uma oportunidade aos donos de imóveis regularizarem a situação, com a entrega do título de propriedade. “Não é uma tarefa muito fácil, mas estamos trabalhando em parceria com os cartórios, para que a gente consiga avançar nesse processo. Ainda este ano, vamos entregar uma quantidade significativa de título de imóveis em Mata”, conclui. 


Investimento esportivos

Na oportunidade, o prefeito citou a reforma e modernização de oito campos de futebol, instalados na sede e litoral de Mata de São João e a construção da piscina olímpica, antecipado pelo Mais Região. “No esporte, houve ampliação de praça esportiva, que ganharam muitas delas estrutura adequada, e novas modalidade e eventos foram incorporados. Em 2018 novos investimentos serão realizados incluindo a piscina olímpica no Parque da Cidade”, pontua.



Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade