(Foto: Divulgação/Ascom)

Os alunos do Conservatório de Música de Mata de São João e moradores da comunidade participaram ao longo desta semana da primeira edição do Workshop de Música Instrumental, uma iniciativa do Festival Tempero no Forte em parceria com a Prefeitura, através de duas secretarias da gestão municipal, Educação e Cultura e Turismo.


A organização do evento selecionou palestrantes altamente preparados para uma verdadeira imersão de conhecimento com foco naqueles que escolheram a música como modo de manifestação cultural. Joatan Nascimento, Paulo Zorzetto, Luciano Afro e Marim Meira compartilharam conhecimentos ao longo de cinco dias de evento sobre percussão sinfônica, cordas dedilhadas, manutenção de instrumento de corda e prática de conjunto.


Para Rogério Miranda, integrante da Banda Marcial Nova Geração, o Workshop possibilitou horizontes especiais para os músicos do município e enalteceu o currículo dos palestrantes.


“Foi uma troca. Não tenho dúvida. Achei cada ponto abordado muito importante, principalmente pela experiência dos professores”, opinou.


Trabalhando a oficina Prática de Conjunto, Marim Meira, destacou o quanto a música exerce um poder transformador na vida das pessoas, ainda mais com aqueles que buscam aperfeiçoamento no que faz.


“A musica se faz como acessório na vida das pessoas, especialmente com jovens que buscam oportunidade de conhecimento. É uma experiência que se levar para toda a vida”.


Palestrante em duas oficinas, Paulo Zorzetto, não escondeu a felicidade em participar do Workshop em Mata de São João. “Vi muita gente com brilho nos olhos. Espero que a gente continue dialogando musicalmente mais vezes, fazendo de Mata de São João um movimento cultural forte”, enfatizou.


Na abertura do evento, a Secretária de Educação Maricélia Rodrigues falou para uma platéia repleta e reforçou seu compromisso com a arte por meio da educação e louvou a iniciativa do Festival Tempero no Forte de valorizar o trabalho realizado pelo município de Mata de São João com o Conservatório de Música.


FESTIVAL TEMPERO NO FORTE – Uma vez por ano, há catorze anos, o Litoral Norte da Bahia, fica ainda mais convidativo. Cultura e Gastronomia se unem, criando um equilíbrio único que encanta turistas e visitantes, promovendo um verdadeiro festival de sabores e da boa Música Instrumental, que se harmonizam perfeitamente. Valorizando a cultura e a gastronomia brasileira e baiana, nossa homenagem nesta 14ª edição do evento, vai para o CAJU, CASTANHA e MATURI,  muito representativos da nossa culinária.

Comentários

AVISO - Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie através do nosso whatsapp 71 99663.6360 ou do email jornalismo@maisregiao.com.br. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. TERMOS DE USO

mais notícias » Leia também

Publicidade
Publicidade