A revisão das projeções econômicas para 2018 levou o governo a reduzir o salário mínimo para o próximo ano. O valor de R$ 979 que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) passará para R$ 969 durante a elaboração do Orçamento.
A redução ocorreu por causa da queda na projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2017. No fim de julho, o governo tinha revisado a estimativa para a inflação oficial de 4,3% para 3,7%.
Por lei, até 2019, o salário mínimo será definido com base no crescimento da economia de dois anos antes mais a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador próximo ao IPCA, do ano anterior. Como o PIB recuou 3,6% em 2016, a variação negativa não se refletirá no salário mínimo de 2018.
De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o valor do salário mínimo pode mudar até o início do próximo ano. Segundo ele, o Orçamento trabalha apenas com estimativas. “O salário mínimo só será conhecido em janeiro. Até lá, várias coisas podem mudar”, declarou.
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro e Lula vão ao 2º turno para presidente
Eleições 2026 E-Título: saiba como votar usando o aplicativo do TSE
Eleições 2026 Idosos votam primeiro: conheça outros eleitores com prioridade
ACIDENTE GRAVE Mulher morre e duas crianças ficam feridas após carro bater em poste em Feira de Santana
Operação Especial Centro Integrado da SSP é ativado para as Eleições 2026 e funcionará de forma ininterrupta até segunda (5)
Operação Eleitoral Polícia Militar inicia escolta de urnas para as Eleições 2026 na Bahia