Geral Nathi e Landis
Os tubarões em nosso litoral
Compartilhe nosso artigo em sua rede social ou envie via WhatsApp
31/08/2022 11h58
Por: Keila Abreu Fonte: Nathi e Landis
Reprodução

Sobre as belezas e riquezas naturais do nosso litoral ninguém tem duvidas, praias lindas, cachoeiras, lagos, trilhas, uma biodiversidade maravilhosa, cerca de 25% de todas espécies de aves do Brasil são encontradas aqui, além de ser uma das principais áreas de desova de tartaruga marinha no país e uma importante área para as baleias jubartes que nos visitam todos os anos. Porém, hoje gostaria de focar o assunto em um outro tipo de animal que a maioria das pessoas não vêm com tanta ternura, os tubarões.

Precisamos começar falando que o problema real dos tubarões é: marketing.

Sério mesmo! Quer ver? Quantas pessoas você conhece que têm medo de elefante? Pois bem, o número de vítimas fatais pisoteadas por elefantes todos os anos é milhares de vezes maior do que o número de vítimas em ataques de tubarões. Entretanto, filmes de elefante são como o Dumbo, enquanto dos tubarões é a franquia Shark Attack. 

Os tubarões são animais marinhos que tem toda sua dieta baseada em animais do mar, ou seja, humanos não fazem parte do cardápio dos tubarões. Um local onde há históricos de ataque no Brasil é a praia de Boa Viagem em Recife-PE, que é um caso de uma série de desequilíbrios ambientais que somados resultaram neste comportamento atípico.

Optei por escrever sobre esse tema após receber por redes sociais um vídeo, supostamente feito no Litoral Norte da Bahia, onde pescadores capturaram um tubarão-martelo em áreas profundas mais afastadas da costa. Há alguns meses foi um tubarão-tigre nas mesmas condições. Tais vídeos causaram diferentes sentimentos nas pessoas que viram, desde tristeza pelo animal até medo de entrar no mar.

Preciso dizer que compartilho da tristeza, não só nesse caso, mas em todos os demais que volta e meia acontecem. Contudo, não há motivos para temer estes animais, muito menos deixar de entrar no mar, primeiramente pelo fato de que normalmente ficam afastados da costa, além disso, como já disse, humanos não fazem parte da dieta de tubarões.

Apesar de (na opinião de alguns) não serem tão fofos como tartarugas ou baleias, os tubarões possuem um papel fundamental na manutenção da saúde dos oceanos, na cadeia trófica e na seleção natural de uma diversidade de espécies, justamente por isso devemos protegê-los. Compreender que somos apenas uma espécie coexistindo com tantas outras facilita enxergar a beleza (e fofura) em todos os seres vivos, até nos tubarões!