Dias d'Ávila Edukatu
Projeto realiza atividades de consciência ambiental em Dias d´Ávila
Atividades impulsionaram a sustentabilidade entre moradores do município
21/12/2022 20h34
Por: Fonte: Mais Região
Reprodução

Uma série de atividades que demonstraram a responsabilidade pelo consumo consciente, bem como a importância da reciclagem e da gestão adequada de resíduos, foi promovida pelo programa 'Edukatu', no município de Dias d'Ávila. Moradores, educadores e estudantes da cidade, foram beneficiados com a iniciativa, que alcançou mais de mil pessoas e é resultado da parceria entre o Instituto Akatu e a Braskem,

As empresas apostaram em ações locais e por intermédio de uma campanha digital, ensinaram a tratar da melhor forma a sustentabilidade em municípios da região.

“Trabalhamos com o consumo consciente e com a sustentabilidade no dia a dia, sendo fundamental ter a oportunidade de conversar com as pessoas, tirar dúvidas e motivá-las a adotar novos hábitos”, diz Denise Conselheiro, gerente de educação do Instituto Akatu. “Foi muito gratificante, e até emocionante, poder trabalhar com as escolas e ver o engajamento dos educadores e dos jovens em Dias D’Ávila, além de visitar moradores para explicar que ações simples, como reduzir a geração de resíduos e fazer o descarte adequado, fazem uma grande diferença para todos nós”, relembrou.

Uma parceria com a associação de moradores local, a partir do último mês de outubro, fez com que se desenvolvesse as atividades e demonstrasse para a população local, como rever hábitos e praticar ações sustentáveis. Os trabalhos seguiram durante o mês de novembro, com campanha digital dirigida em seis "Perguntas do Consumo Consciente": 1) Por que comprar?; 2) O que comprar?; 3) Como comprar?; 4) De quem comprar?; 5) Como usar? e 6) Como descartar?.

O Projeto realizou o encerramento das atividades de 2022 neste mês de dezembro, quando os participantes demonstraram os avanços e melhoras das ações. Também já foi iniciado o planejamento para o próximo ano de 2023, com o objetivo de atrair a comunidade para gerir melhor os resíduos.

A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, disse que o projeto conscientizou a população com as ações demonstradas.

"Procuramos despertar a reflexão sobre o tema sustentabilidade, para que os moradores destas comunidades sejam protagonistas das ações de consumo consciente e descarte correto," destacou.