O mês de junho é marcado no calendário nacional como mês de conscientização ambiental, pensando nisso a Academia Forte Club e o vereador Marcus Theófilo (União) promoverão, no dia 04 de junho a segunda edição do Praia Limpa.
O evento consiste na reunião de voluntários matenses, que limparão a praia, recolhendo voluntariamente, resíduos que são erroneamente jogados no chão por banhistas além de movimentar o litoral com a ação chamando à atenção da importância de se preservar o meio ambiente, bem como não jogar lixo na praia, independentemente da sua composição, seja plástico, ferro ou orgânico.
Uma praia com resíduos jogados equivocadamente, prejudica o ecossistema, o turismo. Segundo o Projeto Tamar, instituição responsável pela conservação da vida marinha. A poluição por resíduos sólidos (lixo), especialmente fragmentos de material plástico, é uma grande ameaça especialmente para juvenis da tartaruga verde (chelonia mydas), que equivocadamente se alimentam destes resíduos, causando sérios problemas como obstrução de sistema digestivo, lesões internas e infecções secundárias. É grande o número de tartarugas marinhas que morrem direta ou indiretamente pela ingestão de lixo.
Para o vereador Marcus Theófilo (União) “a ação de limpeza de praias, agregou o nosso mandato e estamos realizando a segunda vez, é claro que temos a consciência que a preservação do meio ambiente e o recolhimento de resíduos na praia, deve ser feito diariamente. Porém, ações como essa colocam em holofote a importância da preservação do meio ambiente, bem como posiciona o nosso mandato como sustentável e defensor daquilo que é um patrimônio de todos: o meio ambiente”.
A ação Praia Limpa será realizada no dia 04 de junho, com encontro na Praia do Lord – em Praia do Forte, a estrutura do evento promoverá toda suporte com distribuição de sacos sustentáveis para recolhimento do material, suporte com lanche e água, a ação esta com horário previsto de início às 8h.
A estimativa é de que mais de 100 pessoas participem da ação esse ano. Interessados podem obter informações sobre o evento no número (71) 99936-0904 – Assessoria de Comunicação Vereador Marcus Theofilo.