Vendas, o que eu tenho haver com isso?
O que trava na hora de vender seu peixe? Como é tão paradoxo acreditar no meu negócio e não ver crescer como eu sonhei? O que estou fazendo de errado? Se eu não sou empreendedora tenho que vender o que? Não sou da área tenho que saber disso pra que?
Falar sobre vendas é um assunto complicadinho né? E por que será?
O ato de vender, vem do processo de voce defender uma ideia, produto, serviço, opinião, ponto de vista e por aí vai… Sim defender, argumentar, mostrar o motivo pelo qual voce está se posicionando em prol dos valores e ideias que voce acredita. O “vender” é mostrar valores que vão além do dinheiro, dos benefícios além da compra, das vantagens além da relações mas que com certeza decidem o motivo pelo qual as pessoas aceitam, compram ou defendem algo. E quando a relação não tem clareza desses tópicos, o espaço vazio e sem fundamentos não gera a CONEXÃO NECESSÁRIA e a compra e venda vira um relação de necessidade ou por disputa de menor preço o que, na maioria da vezes, dura pouco e em muitos casos não se sustenta e deixa de existir.
O que antigamente era apenas uma relação comercial de troca de produto e serviço por dinheiro, hoje é muito além disso e nos convida a olhar para dentro de nós e questionar sobre o que eu quero defender? Ou lutar pelo que? Quais valores eu quero pra mim?
Poderia te apresentar aqui muitos exemplos de marcas multinacionais ou até a empreendedora da sua rua, que vem buscando comunicar muito mais valores, ideais, sentimentos em busca da conexão com seu público do que falar de preço, vantagens ou qualificar sua imagem…. E poderia trazer exemplos em diversas áreas além do comércio, bancos, políticos, artistas, redes de televisão, enfim, as relações estão voltadas à subjetividade, sobre o EFEITO dos seus resultados. UALLL!!! É incrível né? É complexo também.
Como nada nessa vida é linear, essa nova visão de comunicar, vender e se concetar tem seu lado delicado, usando de valores universais ou de interesse da maioria, acho que vai vir na sua mente agora, muitos nomes de marcas e pessoas que defendem uma coisa e na verdade são o oposto né? Esse é o campo minado em que precisamos ficar atentos para não ser levado por emoções e ideais e acabar comprando “gato por lebre”.
O fato é que na era digital, que a exposição do que se acredita, das ideias e valores são os principais pontos de decisões para relações, ter clareza daquilo que voce tem como valioso para si vai nortear seus comportamentos, escolhas, compras e vendas. Portanto, a premissa das vendas e conexão é para todos, afinal mesmo quando voce não escolhe alguém está decidindo por voce. Se apropriar dos ideais que te conectam com o mundo vai te deixar na mesa de controle da sua vida. Pense nisso!
E até o próximo encontro, eu to amando trazer esses textos por aqui e pra você faz sentido?
Comenta aqui!