O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, durante a noite deste sábado (16), em Nova York, nos Estados Unidos. Em solo americano, o mandatário fará parte da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como se reunirá em outros eventos com o presidente dos EUA, Joe Biden.
Lula deve realizar, nesta terça-feira (19), o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Em 2023, o tema do encontro são os esforços para avançar na Agenda 2030, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser alcançados nos próximos sete anos.
Em seguida, na quarta (20), o presidente brasileiro tem uma reunião bilateral marcada com o chefe de Estado norte-americano. O teor do encontro não foi divulgado até o momento.
Lula e Biden também vão lançar uma iniciativa conjunta em defesa do trabalho, com o objetivo de colaborar para o "avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI”, segundo o governo brasileiro. O momento contará com a participação de representantes sindicais do Brasil e dos Estados Unidos.