Eleitores de Mata de São João foram às urnas neste domingo (1º) para escolher os cinco novos conselheiros tutelares do município. Do total apto a votar, 5,871 pessoas compareceram em quatro escolas na Sede, Zona Rural e Litoral. O pleito registrou recorde de votos.
Por volta das 20h30, a comissão eleitoral divulgou o resultado final da eleição. Núbia Cardoso, Diana Azevedo e Alessandra Sandra foram reeleitas para mais um mandato, já Rogério Reis e Adamilly Ferreira foram eleitos pela primeira vez.
Em um dia chuvoso, a eleição ocorreu de forma tranquila. As 20 urnas disponibilizadas pelo TRE-BA foram distribuidas em quatro escolas municipais: Monsenhor Barbosa (10), Escola Robert Lima (02), Arnaldo Prado (2) e José Seixas.
O conselho tutelar é um órgão permanente, autônomo e zela pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, os conselheiros serão responsáveis por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil.
Integrante da comissão apuradora, Wellington Lázaro comemorou o resultado positivo do pleito.
"Processo totalmente democrático e extremamente cívico, onde tivemos uma apuração totalmente transparente, demonstrando toda lisura de todo o processo que foi acompanhado pelo Ministério Público desde o ínicio, não só no dia da eleição... Mata de São João mais uma vez demonstrando toda essa participação ativa da população", destacou.