No programa É do Povo desta terça-feira (23), o diretor de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária, Anderson Sá, e a coordenadora de Atividades Socioeducativas do Litoral Matense, Jéssica Carvalho, anunciaram uma iniciativa pioneira para preservar o Bioma Mata Atlântica: o Iº Simpósio de Meliponicultura. Agendado para ocorrer de 2 a 4 de maio no Centro de Convenções de Mata de São João, o evento visa reunir uma ampla gama de profissionais e entusiastas para explorar métodos sustentáveis na criação de abelhas sem ferrão.
Com uma programação diversificada, o simpósio incluirá palestras, minicursos e exposições técnico-científicas, além de concursos de mel, fotografia e festival de curtas-metragens. Com o apoio de entidades públicas e privadas, espera-se que o evento seja uma oportunidade única para trocar conhecimentos e experiências sobre a meliponicultura, um ramo essencial para a preservação do meio ambiente.
Anderson Sá ressaltou que as inscrições para as palestras serão gratuitas, enquanto os minicursos serão pagos e direcionados a profissionais da área. Apesar de já terem sido confirmadas 400 inscrições, os produtores interessados ainda podem garantir uma vaga reservada entrando em contato com a organização.
Além do Simpósio, outros eventos de destaque foram mencionados durante o programa, como o Primeiro Campeonato de Arco e Flecha na Sapiranga e o Hiberomabe, um fórum internacional que reunirá jovens de 25 países na Costa dos Coqueiros em novembro. Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer os laços do município com a preservação da Mata Atlântica e sua projeção internacional.
Confira a entrevista na íntegra