Beatriz Haddad Maia deu mais um passo na chave feminina de simples do Madrid Open. Nesta segunda-feira, a brasileira manteve a invencibilidade diante de Maria Sakkari e venceu a grega com um duplo 6/4 em 1h49min. Foi a quarta vitória da número 14 do mundo diante da sexta do ranking. Um triunfo que levou Bia às quartas de final do WTA 1.000 de Madri.
Foi a 11ª vitória de Bia em 23 jogos contra uma tenista do top-10. Na próxima rodada no saibro de Madri, Bia vai encarar a líder do ranking mundial, a polonesa Iga Swiatek, que atropelou a espanhola Sara Sorribes Tormo nesta segunda com direito a um pneu - parciais de 6/1 e 6/0. A brasileira tem uma vitória e duas derrotas no histórico contra a número 1 do mundo.
A campanha em Madri já é uma das melhores de Bia nesta temporada e a terceira vez que ela alcança as quartas de final de um WTA 1.000, repetindo Roma 2023 e Toronto 2022 - foi finalista no Canadá. Ela também chegou às semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi no início de fevereiro.
Nesta segunda, Bia dominou Sakkari. Nos dois sets, a brasileira abriu vantagem e sacou para o set em 5/2. A grega esboçou reações nas duas parciais e conseguiu encostar no placar: 5/4. Só que Bia retomou o controle do jogo e levou o set no segundo game sacando para fechar: duplo 6/4.
- As condições daqui são muito parecidas com as de São Paulo, tem altitude, além do saibro ser um piso que eu treino desde criança. Tento usar isso a meu favor, aproveitando essa altura e usando bastante o saque, o spin e também a direita - disse Bia, que ainda avaliou o próximo jogo, diante da número 1 do mundo. - A Iga é a melhor jogadora de todo o circuito dos últimos três anos. Ela é muito consistente e concentrada. Sei que ela é a favorita nessa partida, mas a conheço muito bem, já ganhei dela e já treinamos juntas. Me sinto preparada para entrar em quadra e fazer o meu melhor.