O entrevistado no programa É do Povo dessa quinta-feira (18), foi o pré-candidato a vereador pelo partido Avante, professor Manoel Jorge, que trouxe durante a sua participação as principais bandeiras levantadas pelo político para Mata de São João.
Nesse momento de pré-campanha as propostas de Manoel estão baseadas em três eixos principais, que levam em conta a assistência a juventude, que segundo ele precisa ser acompanhada para além dos muros escolares, com a participação ainda maior da sociedade junto aos órgãos municipais e o Conselho Tutelar por exemplo.
“Eu acho que é papel da Câmara de Vereadores é de debater problemas da sociedade, convidar a sociedade para esse debate porque ali é o espaço para se discutir essas questões”. Pontuou Manoel
Já a segunda bandeira defendida pelo político é a criação da Procuradoria da Mulher, que segundo ele funcionária como um fórum permanente dentro da Câmara Matense, debatendo propostas voltadas para o público feminino, com pautas relacionadas a vulnerabilidade social, a o combate à violência doméstica, além do incentivo ao aumente da participação das matenses na vida e no debate político na cidade.
“Nós homens temos as nossas virtudes. Mas as mulheres precisam ser mais valorizadas”. Disse Manoel Jorge.
Já a terceira bandeira levantadas pelo professor é o fortalecimento da Guarda Municipal, e a criação da polícia do municipal de Mata de São João.
Em relação a educação Manuel Jorge que comentou ainda a falta de bate sobre o plano municipal, e disse que se faz necessário também um fórum permanente dentro da casa legislativa para fomentar essa discussão.
Manoel Jorge comentou durante a entrevista que busca trazer para o município a discussão sobre a qualidade da educação a nível estadual, e pontou a necessidade de termos escolas em tempo integral, porém que tenham um ensino formador de cidadãos prontos para a vida em sociedade. O professor pontuou também que a comunidade deve participar ativamente ocupando esses espaços educacionais e que “as escolas não podem ser depósito de gente”.
“Eu penso que é prioritário na educação a capacidade de gestão, ter um projeto para 20, 30 ou 40 anos. Você não pode fazer uma educação improvisada”. Disse o professor Manoel Jorge, avaliando os quase 20 anos do PT no governo, mas que até o momento não apresentou um plano efetivo e organizado para a pauta da formação dos estudantes na Bahia.
Sobre as eleições 2024, o pré-candidato avaliou que o partido Avante tem a possibilidade de ter um representante na Câmara Matense, por trazer na composição o que ele chamou de “Nomes de Peso”, em relação a composição da chapa que em sua avalição pode ultrapassar os dois mil votos.
“O mais importante agora, somos nós debatermos ideias”. Finalizou o professor.
Assista a entrevista aqui