Política em Foco Cúpula do Futuro
Lula tem microfone cortado por exceder tempo em evento na ONU
Fala do presidente Lula excedeu os 5 minutos concedidos a cada autoridade. Outros líderes também tiveram microfones cortados
22/09/2024 18h50
Por: Redação Fonte: Metropoles
Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o microfone cortado ao fazer seu primeiro discurso de 2024 na sede das Nações Unidas. Foi neste domingo (22), durante a abertura da Cúpula do Futuro, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA). O encontro, que antecede a 79ª Assembleia das Nações Unidas, foi convocado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Lula estava no meio da frase “O Sul Global não está representado de forma condizente com seu atual peso político, econômico e demográfico”, quando o microfone foi cortado logo após a palavra “peso”.

O corte segue uma regra estabelecida pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang: as falas de chefes de Estado e de governo não podem exceder cinco minutos de duração. Caso contrário, o discurso é cortado.

Apesar de ser interrompido pelos agradecimentos do presidente da sessão, o presidente prosseguiu com a fala, que passou a não ter áudio na transmissão oficial e nos alto-falantes da sede das Nações Unidas. Faltavam apenas mais três fases para encerrar — leia aqui a íntegra do discurso do presidente Lula.

Assista ao momento:

Loading...

Outros líderes também tiveram os microfones cortados. Foi o caso, por exemplo, dos representantes de Serra Leoa e Iêmen, que discursaram antes de Lula.