Domingo, 16 de Março de 2025 02:54
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Câmara Matense aprova crédito especial para restauração da Igreja do Bonfim

R$ 371,6 mil serão destinados à preservação do patrimônio histórico

10/02/2025 23h09
Por: Redação Fonte: Mais Região
Foto: Danilo Haack/Gâmara Matense
Foto: Danilo Haack/Gâmara Matense

A Câmara Matense aprovou, na 1ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 371.638,00 especial para a restauração das obras de arte da Igreja do Bonfim. A medida, que redireciona recursos originalmente destinados à promoção de festas tradicionais, atende à necessidade de requalificação de um dos mais importantes patrimônios históricos do município.

A Igreja do Bonfim é um ícone da fé e da identidade cultural local, cuja arquitetura e riqueza histórica a tornam referência na memória coletiva dos munícipes. Sua preservação é fundamental para assegurar não apenas a integridade de sua estrutura e obras de arte, mas também para impulsionar o turismo e fortalecer as tradições religiosas. A requalificação do templo busca garantir condições adequadas para abrigar eventos e celebrações, reforçando seu papel central na formação cultural e histórica da cidade.

Casos como o desabamento do teto da Igreja do Ouro, em Salvador, na última semana, evidenciam os riscos da falta de manutenção em estruturas centenárias. Assim, a restauração da Igreja do Bonfim é essencial para garantir a segurança dos fiéis e preservar seu valor cultural e turístico.

A medida foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência e agora segue para sanção do prefeito. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 02h06
22°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

23° Sensação
0.15 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/03)

Mín. 22° Máx. 33°

Chuvas esparsas
Amanhã (18/03)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas