A Câmara Matense aprovou, na 1ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 371.638,00 especial para a restauração das obras de arte da Igreja do Bonfim. A medida, que redireciona recursos originalmente destinados à promoção de festas tradicionais, atende à necessidade de requalificação de um dos mais importantes patrimônios históricos do município.
A Igreja do Bonfim é um ícone da fé e da identidade cultural local, cuja arquitetura e riqueza histórica a tornam referência na memória coletiva dos munícipes. Sua preservação é fundamental para assegurar não apenas a integridade de sua estrutura e obras de arte, mas também para impulsionar o turismo e fortalecer as tradições religiosas. A requalificação do templo busca garantir condições adequadas para abrigar eventos e celebrações, reforçando seu papel central na formação cultural e histórica da cidade.
Casos como o desabamento do teto da Igreja do Ouro, em Salvador, na última semana, evidenciam os riscos da falta de manutenção em estruturas centenárias. Assim, a restauração da Igreja do Bonfim é essencial para garantir a segurança dos fiéis e preservar seu valor cultural e turístico.
A medida foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência e agora segue para sanção do prefeito.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas