A convidada do programa É do Povo desta sexta-feira (28) foi a secretária da Agricultura de Mata de São João, Adriana Nunes, que trouxe aos ouvintes atualizações sobre os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal. O objetivo dessas iniciativas é ampliar os benefícios para os agricultores do município, promovendo melhorias na produção agropecuária, agrícola e nas áreas de hortifruti e granjeiros.
Adriana também destacou a urgência do recadastramento dos produtores rurais, agricultores, pescadores e artesãos que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que será substituído pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Para realizar a atualização cadastral, o produtor deve se dirigir à sede da Seagri, localizada na Rua Luiz Antônio Garcez, 108, no Centro, próximo à prefeitura, levando documentos pessoais, comprovante de residência, documentação da terra e uma declaração de renda contendo informações sobre a produção rural.
A secretária ressaltou ainda que, atualmente, a Prefeitura de Mata de São João, por meio dos programas de aquisição de produtos para a merenda escolar, compra 100% dos gêneros alimentícios de produtores rurais do município. Além disso, grandes supermercados e até restaurantes da orla de Salvador também adquirem esses produtos, fortalecendo a economia local.
Um dos destaques é o programa de inseminação artificial gratuito, promovido pela secretária que está em pleno funcionamento como objetivo do melhoramento genético de vacas leiteiras, ovelhas e cabras na zona rural do município.
Uma das novidades mencionadas por Adriana Nunes foi o crescimento da produção de cacau em Mata de São João. Segundo a secretária, nos próximos anos a cidade poderá se tornar uma referência na comercialização desse insumo essencial para a produção de chocolates e outros derivados da fruta.
Com os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, Adriana acredita que tanto produtores quanto consumidores serão beneficiados, seja do ponto de vista econômico, seja pela melhoria na qualidade de vida e saúde. Isso se deve ao incentivo ao uso de novas tecnologias e processos que aprimoram as condições de trabalho dos homens e mulheres do campo.
“O comprometimento da gestão é implantar e aperfeiçoar programas que possibilitem à população gerar cada vez mais renda”, disse a secretária Adriana Nunes.
Assista a entrevista completa:
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho