Geral “Habemus Papam”
Fumaça branca no Vaticano confirma escolha do novo papa
Sinal emitido da Capela Sistina indica que cardeais chegaram a um consenso; nome ainda não foi revelado
08/05/2025 13h20 Atualizada há 1 ano atrás
Por: Anderson Almeida Fonte: InfoMoney
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A fumaça branca saiu da chaminé na Capela Sistina no Vaticano no fim da tarde desta quinta-feira (08), por volta das 13h, horário de Brasília, indicando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo papa.

Um dos 133 cardeais eleitores alcançou a maioria de dois terços dos votos — o equivalente a pelo menos 89 indicações — e será o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A eleição ocorre no segundo dia de conclave, iniciado na quarta-feira (07).

Os sinos da Basílica de São Pedro tocam, celebrando a escolha do novo pontífice. Ainda não foi revelado o nome e nem o perfil do escolhido, o que deve ocorrer em instantes, quando o cardeal protodiácono fará o anúncio oficial com a frase tradicional em latim: “Habemus Papam”.

Tradicionalmente, cerca de 30 a 60 minutos após a fumaça branca, o novo papa aparecerá na sacada com vista para a Praça de São Pedro.

Logo depois, o novo papa deverá fazer sua primeira aparição pública na varanda central da Basílica, para conceder a bênção Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”).