Política em Foco Política
Vereador denuncia possível fraude em eleição interna do PT em Camaçari
Denúncia aponta uso indevido de nomes e assinaturas em eleição interna do PT em Camaçari; vereador anuncia medidas judiciais
13/07/2025 19h11 Atualizada há 12 meses atrás
Por: Anderson Almeida Fonte: Mais Região
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Após a repercussão sobre o suposto uso de nomes de pessoas falecidas na lista de votação das eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) em Camaçari, o vereador Jackson Josué (UB) denunciou uma nova irregularidade envolvendo o processo de escolha da nova direção da legenda no município.

Em vídeo publicado neste domingo (13), o parlamentar afirmou que o nome de seu irmão, Elzio dos Santos Josué, aparece em um dos documentos oficiais do partido, com uma assinatura que indicaria sua participação na votação. No entanto, segundo o vereador, Elzio não é mais filiado ao PT, o que, por si só, invalidaria sua inclusão na lista.

“Quero aqui manifestar meu total repúdio ao Partido dos Trabalhadores em Camaçari. Recebi a lista de votação para a escolha da nova presidência do partido no município e, constatei que a assinatura do meu irmão consta no documento, mesmo ele não sendo mais filiado ao partido“, diz Jackson Josué na publicação.

Diante da situação, o vereador informou que ele e o irmão pretendem acionar a Justiça. Segundo ele, essa não seria uma ocorrência isolada. Outras pessoas que não fazem mais parte dos quadros do PT ou que sequer compareceram à votação relataram terem sido incluídas no processo, com assinaturas supostamente falsificadas.

“Trata-se de uma fraude grave. Já estamos tomando todas as medidas cabíveis, inclusive de ordem judicial, pois falsificar assinaturas configura crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro. É triste saber que práticas como essa ainda ocorram em nossa cidade. A democracia se constrói com responsabilidade, ética e respeito, não com fraudes e manobras obscuras”, complementou o parlamentar.

O diretório do PT em Camaçari ainda não se pronunciou sobre as acusações.