Mata de São João Mata de São João
Prato de Praia do Forte disputa Troféu Panela de Bairro na TV Bahia
Receita com pernil de carneiro, queijos artesanais e mel de jataí valoriza produtores locais de Mata de São João
26/07/2025 16h03
Por: Gabriel Seixas Fonte: Mais Região
Reprodução/ TV Bahia

O litoral de Mata de São João, ganhou destaque no programa “Panela de Bairro”, da TV Bahia, ao apresentar um prato que une gastronomia de alto nível e valorização da produção local. O chef Rômulo “Ceará” do Restaurante 'Terroir do Axé', localizado na Lagoa Aruá, assina a receita de pernil de carneiro com queijo de cabra, mel de jataí e baião de dois cremoso, que representa o distrito turístico na disputa pelo “Troféu Panela de Bairro” de julho.

O prato, que representa a Praia do Forte, é resultado da parceria com três nomes importantes da economia local: Rivelino Araújo, caprinocultor de cabras leiteiras que produz queijos artesanais; e o casal Rarison Lima e Ana Paula Santos, meliponicultores premiados com o título de melhor mel do Brasil graças à criação de abelhas nativas, como a uruçu, ambos localizados na região de Malhadas. A união desses produtores reforça a força da agricultura familiar e da gastronomia sustentável em Mata de São João.

Exibido no último sábado (19), o episódio apresentado por Dalton Soares também destacou tradições como capoeira, puxada de rede e maculelê.

Além do prato de Praia do Forte, estão na disputa receitas de Mucugê e Santo Amaro, que apresentam delícias como pão de licuri com mel, costela de porco com molho de samburá e asinha de frango com morango e mel.

O público pode votar e ajudar a definir o prato: Queijos de cabra e Pernil de carneiro com queijo, mel de jataí e baião de dois, de Praia do Forte; como o melhor do “Troféu Panela de Bairro” desta temporada junina. Clique aqui!