Camaçari Escola SESI
Estudante de Camaçari vai representar o Brasil em campeonato mundial de tecnologia nos EUA
Diogo Santos Maia, de 18 anos, conquistou o 1º lugar na Seletiva Nacional do Microsoft Office Specialist e disputará a etapa mundial em Orlando, na Flórida.
28/07/2025 15h19
Por: Redação Fonte: Mais Região
Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

A paixão pela tecnologia levou o estudante Diogo Santos Maia, de 18 anos, da Escola SESI Milton Santos, em Camaçari, a conquistar um feito inédito: o primeiro lugar na Seletiva Nacional do Microsoft Office Specialist (MOS) World Championship 2025. Promovido pelo Departamento Nacional do SESI, o torneio seleciona os melhores jovens certificados nas ferramentas do Microsoft Office no Brasil. Agora, Diogo se prepara para representar o país na etapa mundial, que será disputada entre os dias 27 e 30 de julho, em Orlando, nos Estados Unidos. As informações são do Correio

O MOS World Championship é uma competição internacional que reúne estudantes de 13 a 22 anos com certificação em Word, Excel e PowerPoint, nas versões 365 e 2019. A Rede SESI Bahia, em parceria com a Microsoft, oferece gratuitamente a certificação e o acesso a competições internacionais para alunos e professores, incentivando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e ampliando horizontes acadêmicos e profissionais.

Morador de Camaçari e bolsista integral do SESI, Diogo conta que jamais imaginou chegar tão longe. “Isso nunca passaria na minha cabeça três anos atrás. Tudo isso era só um sonho ‘impossível’ de alcançar. Contudo, após entrar no SESI, percebi que poderia ir muito mais longe do que eu pensava. A escola fornece todo o apoio e oportunidades para os alunos, cabe a eles decidirem o que farão com isso”, afirmou o jovem, que destaca também a oportunidade de enriquecer o currículo e conhecer pessoas de diversas partes do mundo.

O professor Igor Felipe Santana, responsável pela preparação de Diogo, elogiou o comprometimento do estudante e destacou seu perfil disciplinado e organizado como diferenciais. “Ele estrutura muito bem as coisas antes de executar, o que traz agilidade. Sempre cumpriu com dedicação a rotina de estudos e treinamentos, além de ter grande capacidade de escuta e domínio técnico”, avaliou. Para o educador, conquistas como essa inspiram outros alunos a aproveitarem as oportunidades que a escola oferece.

A participação de Diogo na etapa mundial será totalmente financiada pelo SESI, assim como a presença do professor que o acompanha. Para a instituição, histórias como a dele e de outros alunos, como Guilherme Andrade, que conquistou o 3º lugar na competição nacional, refletem o compromisso da Rede SESI Bahia com uma educação inovadora, voltada para o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências que ultrapassam os muros da sala de aula.