Uma mãe de estudante do Colégio Estadual Gonçalo Muniz, em Camaçari de Dentro, procurou a reportagem para denunciar que os próprios alunos da turma do 3º ano E estariam determinando o cancelamento de aulas sem autorização da direção ou da Secretaria de Educação.
Segundo informações do portal CN1, o primeiro episódio ocorreu no dia 15 de agosto, quando a turma não teve aula. Ao buscar informações no Colégio Modelo, que administra a unidade, a mãe foi informada de que as aulas estavam previstas normalmente, mas quase nenhum aluno compareceu.
O problema teria se repetido na sexta-feira, 22 de agosto, quando, de acordo com a denúncia, o líder da turma teria conduzido uma votação entre os colegas para decidir se haveria ou não aula. O resultado foi o cancelamento das atividades, sob a justificativa de que a professora de Português “não iria” comparecer. Enquanto isso, as demais turmas do colégio tiveram aulas normalmente.
A mãe afirma que tentou contato com a Secretaria de Educação para cobrar providências, mas não conseguiu falar diretamente com o titular da pasta. Para ela, é inaceitável que estudantes assumam o poder de decidir sobre o funcionamento das aulas, prejudicando o calendário escolar e o aprendizado dos colegas.
Até o momento, nem a direção do colégio nem a Secretaria de Educação de Camaçari se manifestaram sobre o caso.