Dias d'Ávila Doação de Sangue
Hemóvel segue com atendimento em Dias d’Ávila neste sábado (6)
Unidade móvel do Hemoba estará na Praça ACM para receber doações de sangue
05/09/2025 19h25 Atualizada há 10 meses atrás
Por: Luana Velloso
Foto: Reprodução

O Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), estará neste sábado (6), das 8h às 16h, na Praça ACM, em Dias d’Ávila, para receber doações de sangue. A ação busca reforçar os estoques do estado e incentivar a solidariedade entre os moradores do município e região. A programação começou nesta sexta-feira (5), com atendimento ao público interessado em contribuir.

De acordo com a Hemoba, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, especialmente os em situação crítica, como A-, O-, O+ e B-. A estrutura do Hemóvel conta com triagem clínica, sala climatizada equipada com cadeiras para coleta e uma equipe multidisciplinar.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, e pessoas acima dos 60 anos só podem doar se já tiverem histórico de doações anteriores. É obrigatório apresentar documento oficial com foto. No dia da doação, recomenda-se estar alimentado, descansado, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas, evitar refeições gordurosas nas quatro horas anteriores e não fumar por pelo menos duas horas. Todo o material utilizado é descartável, garantindo segurança ao procedimento.

Além da doação de sangue, o Hemóvel possibilita o cadastro de doadores de medula óssea. O procedimento consiste na coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se candidatar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante, nem apresentar condições como câncer, doenças hematológicas ou do sistema imunológico. Os dados coletados ficam armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em caso de compatibilidade, o voluntário é contatado para exames complementares.