Política em Foco São Paulo
Plano do PCC de executar autoridades é frustrado pela polícia
Facção alugou casa a 900 metros da residência do promotor de justiça Lincoln Gakiya, jurado de morte
24/10/2025 11h35 Atualizada há 8 meses atrás
Por: Luciano Bandeiras Fonte: CNN Brasil
Lula Marques/Agência Brasil

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) e a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e Polícia Penal, deflagraram a Operação Recon nesta sexta-feira (24), neutralizando um plano detalhado do PCC (Primeiro Comando da Capital) para executar autoridades.

Segundo a CNN Brasil, a gravidade do esquema foi revelada quando as forças de inteligência identificaram que criminosos alugaram um imóvel a apenas 900 metros da residência do promotor de Justiça Lincoln Gakiya, um dos principais alvos da facção há anos.

A detecção do plano, que também mirava o coordenador de presídios Roberto Medina, foi possível após a extração de dados dos celulares de traficantes presos na cidade de Presidente Prudente.

O inquérito policial constatou que um núcleo da facção estava monitorando a vida de Medina, incluindo o mapeamento e a filmagem de seu trajeto e veículo.

Paralelamente, outro núcleo criminoso estava encarregado de levantar a rotina de Gakiya. A polícia identificou, nos aparelhos apreendidos, prints de tela que mostravam o caminho do promotor até o trabalho e outros locais que ele frequentava, como a academia.

Os criminosos já haviam identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários das autoridades visadas.

A operação, que contou com a atuação de mais de 180 policiais, cumpriu 25 mandados de busca e apreensão em Presidente Prudente e região.