Durante entrevista ao programa É do Povo, transmitido pela Rádio Sauípe FM (102,9) na manhã desta quarta-feira (05), o deputado estadual Niltinho (PP) voltou a tratar da obra mais aguardada pelos moradores de Mata de São João: a estrada que liga a Sede ao Litoral do município. Segundo o parlamentar, o projeto — prometido há gestões passadas — finalmente avança com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito Bira (União Brasil).
“Eu acho que é a principal pauta, que é a estrada que liga Sede/Litoral. Essa é uma luta nossa antiga, como deputado estadual representando o município de Mata de São João, mas vou ser muito sincero: essa pauta agora vem de forma muito mais clara e palpável para acontecer”, afirmou Niltinho.
De acordo com o deputado, o tema voltou à agenda após uma reunião entre ele, o prefeito Bira e o governador Jerônimo Rodrigues, realizada há cerca de seis meses. Niltinho contou que o prefeito fez um pedido direto ao governador, destacando a importância da obra para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
“O prefeito Bira foi muito claro na audiência com o governador. Disse que não estava ali pedindo equipamentos ou pavimentação de ruas, mas uma obra que marcasse a história do município: a estrada Sede/Litoral. Uma promessa antiga, que não aconteceu nos governos Wagner nem Rui Costa”, relatou o parlamentar.
Segundo Niltinho, o governador demonstrou interesse e solicitou detalhes técnicos do projeto, que já existe e foi elaborado em parceria com órgãos estaduais. O traçado previsto liga a Sede ao distrito de São José da Avena, em Itanagra, chegando próximo à região de Praia do Forte, em Mata de São João.
“Posso dizer que o DNA dessa obra está entre o deputado Niltinho, o prefeito Bira e o governador Jerônimo Rodrigues. Estamos trabalhando intensamente para que isso saia o quanto antes”, declarou o deputado, destacando que acompanha de perto os trâmites junto ao Departamento de Infraestrutura do Estado.
O projeto do trecho entre a Sede e São José da Avena já está concluído, e o segundo trecho — de São José até o Litoral — encontra-se com 80% a 90% do projeto pronto. O parlamentar defende que o governo estadual inicie logo a licitação da primeira parte, enquanto a segunda é finalizada.
A estimativa de custo é de aproximadamente R$ 40 milhões, valor que, segundo Niltinho, reflete a complexidade do terreno e a necessidade de uma pavimentação robusta, capaz de suportar o tráfego pesado da produção rural e das empresas de eucalipto que atuam na região.
O deputado revelou ainda que o clima entre os líderes políticos é de otimismo — inclusive com bom humor.
“O governador, de forma séria, mas também em tom de brincadeira, tem dito que o presidente da Câmara de Mata de São João vai vestir o tão sonhado paletó vermelho quando a obra for realizada”, contou Niltinho, referindo-se à promessa do vereador Neném de Dadinho (União Brasil) de usar a cor do Partido dos Trabalhadores caso o compromisso se concretize.
Para o deputado, a estrada Sede/Litoral representa mais do que uma obra de infraestrutura: é um marco político e um símbolo de união entre lideranças estaduais e municipais em prol do desenvolvimento de Mata de São João.