Sete anos após o assassinato que chocou o distrito de Amado Bahia, Mateus Silva Rodrigues, conhecido como “Maloca”, foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado. O julgamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Fórum Criminal de Mata de São João, sob presidência do juiz Bernardo Mário Dantas.
Mateus foi apontado como um dos envolvidos na morte de Marcos Raimundo Costa de Araújo. Segundo o Ministério Público, ele e outros acusados foram até a casa da vítima a mando de Lucas Washington da Silva, para cobrar uma rixa antiga envolvendo Juvanez da Cruz Menezes, o “Popito”. Ao tentar fugir, a vítima acabou cercada e atacada dentro da própria residência.
Durante o depoimento, Mateus confessou participação e afirmou que o grupo chegou ao local no carro de Antônio Marcos, absolvido no processo por não ter participado diretamente da ação. Ele relatou que Leandro de Jesus Lima, o “Gordo”, conhecia a casa e orientou a invasão, indicando uma porta frágil. Após a entrada, segundo o réu, “Gordo” efetuou vários disparos contra Marcos, e Lucas o golpeou com uma faca. Mateus reconheceu que também desferiu golpes de facão, embora alegue que acreditava que a vítima já estava morta.
Arrependido, o réu declarou ter se convertido ao evangelho e pediu perdão à família da vítima. Ele também afirmou ter sofrido tortura na delegacia para revelar o paradeiro dos outros suspeitos.
O promotor de Justiça, Luciano Valadares, ressaltou aos jurados que, embora a vítima tivesse problemas familiares e fosse usuária de drogas, não havia qualquer crime grave imputado a ela. Segundo o promotor, a brutalidade do ataque foi injustificável, e Mateus teria agido para “mostrar serviço” ao grupo.
A defesa tentou convencer o júri de que o réu não tinha motivação para participar do crime, mas os jurados acolheram a tese do Ministério Público e condenaram Mateus pelos golpes desferidos. Após o julgamento ele foi encaminhado imediatamente para o conjunto penitenciário de Salvador.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho