A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou no Diário Oficial do Município (DOM) nº 5.604/2026, desta quarta-feira (4), o decreto que autoriza a realização de um novo Processo Seletivo Simplificado (REDA) para a contratação temporária de professores para a rede pública municipal de ensino.
O certame tem como objetivo garantir a continuidade e o pleno funcionamento das atividades pedagógicas nas unidades escolares, suprindo demandas temporárias decorrentes de licenças, afastamentos legais e outras situações excepcionais.
As inscrições ocorrerão nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 8h às 15h, de forma presencial, no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, localizado na Rua Euvaldo Santos Leite, no Centro. Para participar, os candidatos deverão apresentar toda a documentação exigida no edital, incluindo documentos pessoais, comprovantes de escolaridade e currículo com comprovação de experiência profissional.
De acordo com o edital, o REDA disponibiliza 440 vagas temporárias para atuação na Educação Infantil (creche e pré-escola) e no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). As oportunidades abrangem diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes, Filosofia, Sociologia, Língua Inglesa, Libras e Cultura e História Afro-brasileira e Indígena.
Os salários variam conforme a carga horária: para jornada de 40 horas semanais, a remuneração é de R$ 5.130,63; para 20 horas semanais, o valor é de R$ 2.565,32. Segundo a SEMED, os vencimentos seguem o Piso Nacional do Magistério.
As contratações terão validade inicial de até dois anos, podendo ser prorrogadas conforme a necessidade da administração pública, respeitando os limites legais. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular e comprovação de experiência profissional, conforme critérios estabelecidos no barema oficial publicado no DOM. O edital prevê ainda a reserva de 30% das vagas para Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD).
O resultado preliminar está previsto para 2 de março de 2026, com prazo para interposição de recursos em 3 de março e divulgação do resultado final em 6 de março, conforme cronograma do edital.
A SEMED orienta que os candidatos acompanhem as publicações no Diário Oficial do Município, onde serão divulgadas todas as etapas, comunicados e convocações do REDA Educação 2026.