Quinta, 02 de Julho de 2026 00:44
(71) 99663.6360
Geral Saúde e ciência

China avança em pesquisa com células-tronco para tratamento do diabetes, mas ainda não há cura definitiva

Estudos experimentais apontam reversão do quadro em casos isolados, porém tratamento segue em fase de testes e não está disponível ao público.

04/03/2026 14h21
Por: Redação Fonte: Ma
Imagem gerada por IA/Mais Região
Imagem gerada por IA/Mais Região

Estudos experimentais apontam reversão do quadro em casos isolados, porém tratamento segue em fase de testes e não está disponível ao público.

Pesquisadores chineses divulgaram resultados promissores envolvendo terapias com células-tronco no tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2. Em estudos experimentais, alguns pacientes conseguiram manter níveis normais de glicose no sangue sem a necessidade de insulina por determinado período após o procedimento.

Os testes envolvem a reprogramação de células para que voltem a produzir insulina no organismo, restaurando parcialmente a função do pâncreas. Em alguns casos de diabetes tipo 2, houve suspensão do uso de insulina. Já em pacientes com tipo 1, foram observadas melhorias significativas no controle glicêmico.

Apesar do avanço científico, especialistas alertam que os resultados ainda são preliminares. Os estudos envolvem número reduzido de pacientes e exigem acompanhamento de longo prazo, além de aprovação de órgãos reguladores internacionais.

Até o momento, não há anúncio oficial de cura definitiva ou tratamento amplamente disponível para a população. A comunidade médica reforça que o diabetes continua sendo uma condição crônica que requer acompanhamento e tratamento regular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.