A primeira pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em 2026, neste sábado (7), aponta um cenário mais equilibrado em um eventual segundo turno da eleição presidencial. O levantamento indica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 43%.
A diferença de três pontos percentuais configura empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. O resultado sinaliza um avanço do senador em relação aos levantamentos anteriores.
Na pesquisa divulgada em dezembro de 2025, Lula aparecia com 51% contra 36% de Flávio Bolsonaro. Já em julho do mesmo ano, o petista tinha 48% das intenções de voto, enquanto o senador registrava 37%.
O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 137 municípios entre os dias 3 e 5 de março. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-03715/2026.
Nas simulações de primeiro turno, Lula segue liderando, mas com vantagem menor do que em pesquisas anteriores. O presidente registra entre 38% e 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro oscila entre 32% e 34%.
No cenário considerado mais provável, os números são: Lula (38%), Flávio Bolsonaro (32%), Ratinho Júnior (7%), Romeu Zema (4%), Renan Santos (3%) e Aldo Rebelo (2%). Brancos, nulos ou nenhum somam 11%, enquanto 3% disseram não saber.
Quando o cenário inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula aparece com 39% e Flávio Bolsonaro com 34%. Já em uma simulação com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente marca 39% contra 33% do senador.
Entre os possíveis candidatos do PSD, Ratinho Júnior apresenta o melhor desempenho, superando Caiado e Leite nas simulações testadas.
O instituto também avaliou um cenário considerado improvável, no qual o candidato do PT seria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesse caso, Flávio Bolsonaro aparece à frente com 33% das intenções de voto, contra 21% de Haddad, enquanto Ratinho Júnior teria 11%.
Nas projeções de segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados, mas com vantagem menor. Contra Ratinho Júnior, por exemplo, o presidente aparece com 45% contra 41%. Já contra Eduardo Leite, Lula marca 46% contra 34%, e diante de Ronaldo Caiado o placar seria de 46% a 36%.
Em uma simulação sem Lula na disputa, Flávio Bolsonaro venceria Fernando Haddad por 43% a 41%. Já um eventual segundo turno entre Haddad e Ratinho Júnior termina empatado, com 40% para cada lado.