O contador e advogado José Rubens participou na manhã desta terça-feira (31) do programa É do Povo, transmitido pela rádio Sauípe FM (102,9), abordando temas como Imposto de Renda (IR), orientação financeira, abertura de empresa, MEI, planejamento tributário, finanças pessoais, tecnologia e contabilidade.
Durante a entrevista, José Rubens trouxe um alerta importante ao afirmar que a Receita Federal excluiu mais de 1 milhão e 100 mil MEIs do Simples Nacional e que a maioria sequer tem conhecimento da exclusão, o que pode gerar sérias consequências para os microempreendedores.
“Disparei um comunicado para alguns parceiros, amigos, clientes, alertando que a Receita Federal excluiu mais de 1 milhão e 100 mil MEIs do Simples Nacional. Mais de 1 milhão e 100 mil foram excluídos e grande parte, vou lhe dizer assim, quase a totalidade desses excluídos não sabe que foi excluído”, alerta José Rubens.
O contador destacou ainda que muitos empreendedores acreditam que basta abrir um CNPJ para estar regular, ignorando obrigações básicas que precisam ser cumpridas junto ao fisco. “Existem algumas obrigações, empreender não é apenas ter um CNPJ. Empreender não é apenas vender serviço, bens e botar dinheiro no bolso. Empreender exige responsabilidade, exige o cumprimento de obrigações para com os entes públicos, principalmente o fisco”, disse o Contador.
Entre as principais obrigações esquecidas está o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), considerado essencial para manter o regime ativo e evitar pendências tributárias. “E uma dessas obrigações é a mais simples de todas, é o pagamento do DAS, do DAS MEI, que a depender da situação, ficaria a partir de R$85,00 e R$75,00 ano passado, mas as pessoas acabam deixando de lado disso aí”, afirmou.
José Rubens explicou que a falta de pagamento gera dívidas e, somada à ausência de acompanhamento das notificações eletrônicas, pode levar ao bloqueio do CNPJ e até restrições financeiras imediatas. “Isso gera um passivo muito grande, atrapalha bastante e a Receita diz, olha, notifica por meio eletrônico, os empreendedores não acompanham a sua caixa postal e deixam passar, deixam passar, deixam passar, quando pensam que não, não conseguem nem comprar nem vender porque o CNPJ está bloqueado, inclusive o banco mesmo bloqueia a atividade financeira daquela empresa”, explicou José Rubens.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João