Mulheres de Pojuca participaram na sexta-feira (8) de uma programação especial voltada ao cuidado com a saúde, autoestima e acolhimento feminino. O evento “Cuidando de Quem Cuida” foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPOM) e reuniu atividades na Praça ACM, na Escola Municipal Otoniel Nogueira Libório e na Secretaria de Educação (SEDUC).
A programação começou pela manhã, na Praça ACM, com a abertura oficial do evento. Ao longo do dia, foram realizados atendimentos de saúde, rodas de conversa e ações voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina.
Ainda durante a manhã, artesãs, crocheteiras e participantes do curso de corte e costura participaram de uma roda de conversa promovida em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (CESOL), na Escola Municipal Otoniel Nogueira Libório.
Na SEDUC, equipes do Hospital da Mulher realizaram atendimentos médicos e serviços de saúde para a população feminina. Entre os serviços ofertados estavam consultas com clínico geral, ginecologista e nutricionista, além da coleta de exames preventivos.
A moradora Florenice dos Anjos Oliveira, de 56 anos, buscou atendimento médico no período da tarde após receber indicação das irmãs, que participaram das atividades pela manhã. Segundo ela, a disponibilidade dos serviços facilitou o acesso ao atendimento.
Outra participante do evento, Mônica Freire, de 40 anos, destacou a organização da ação e o acolhimento recebido durante os atendimentos. “O atendimento foi excelente, profissionais qualificados, tudo organizado. Todos atenciosos, fazendo com que o atendimento seja tranquilo. Me senti feliz”, afirmou.
A Unidade Móvel de Pronto Atendimento à Mulher (UNI) também participou da programação na Praça ACM, oferecendo orientações e acolhimento para mulheres em situação de violência.
O encerramento das atividades contou com a Feira das Mães Empreendedoras, o espaço gastronômico “Elas à Frente” e apresentações do projeto “Mães que Cantam”.