Durante entrevista ao programa É do Povo, transmitido pela Rádio Sauípe FM (102,9), na manhã desta segunda-feira (11), o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto, fez duras críticas à obra anunciada pelo Governo do Estado para a estrada que liga a sede à região do litoral do município.
Segundo ele, o Estado teria licitado apenas parte do trecho e, pior, com um padrão técnico que comprometeria totalmente o resultado final. “O governo do estado licitou apenas 30% da estrada e com um detalhe, eu não acreditava que ele ia fazer isso, colocou como base e sub-base apenas o cascalho, essa estrada não vai durar nada”, disparou.
Ainda na entrevista, João Gualberto afirmou que, apesar de torcer para que a obra aconteça, a população já estaria ciente do que ele chamou de projeto “inferior”. “A população já sabe que essa estrada vai durar dois, três anos, porque a base e a sub-base é cascalho, é o cascalho e depois o asfalto”, declarou.
O ex-prefeito também questionou o ritmo e a intenção do governo estadual, sugerindo que a movimentação inicial pode ter caráter mais midiático do que prático. “Eu acho que nos próximos dias ele vai ter algumas máquinas aí limpando, abrindo a estrada, para impressionar. Eu torço que ele asfalte até a eleição”, afirmou.
João Gualberto também minimizou o alcance da obra e disse que o projeto não ligará diretamente sede e litoral, mas apenas parte do percurso. “Não vai ligar a sede ao litoral, mas vai ligar a sede até Pedra do Salgado, isso já é bom, já é um avanço”, disse, reforçando que, segundo ele, não se trata de favor e sim de dever do Estado.
Na sequência, ele voltou a criticar o histórico de promessas do governo estadual e citou outras demandas antigas do município. “Se fosse a gente faria, mas um governo que está há 15 anos para fazer um CAT lá em Imbassaí até hoje não fez, você não pode achar que vai fazer”, alfinetou. Para ele, o Estado ainda pode rever o projeto, mas o cenário é de desconfiança: “Realmente é um governo de muita promessa”.
Assista a entrevista: