O deputado federal Jorge Araújo defendeu o fim da escala de trabalho 6x1 e a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas no Brasil. A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais do parlamentar.
Na gravação, Jorge Araújo criticou o atual modelo trabalhista, em que o trabalhador tem apenas um dia de folga após seis dias consecutivos de trabalho, e afirmou ser favorável à extinção definitiva do regime.
Além do fim da escala 6x1, o deputado propôs a redução da carga horária semanal para garantir dois dias de descanso aos trabalhadores. “Para descansar, para relaxar, pegar uma praia… enfim, fazer o que você quiser”, declarou.
O parlamentar também defendeu que a redução da jornada ocorra sem diminuição salarial. Durante o vídeo, ele afirmou que a mudança deve preservar o poder de compra dos trabalhadores.
A discussão sobre mudanças na jornada de trabalho tem ganhado espaço em diferentes setores do país, especialmente em debates ligados à qualidade de vida e ao equilíbrio entre trabalho e lazer.
Ao final da publicação, Jorge Araújo reforçou apoio à pauta e afirmou que pretende lutar para que a escala 6x1 “vá embora e não volte nunca mais”.