Geral Meio Ambiente
PM resgata 65 animais silvestres e conduz cinco suspeitos em Alagoinhas e Feira de Santana
Operação da Coppa combateu comércio ilegal em feiras livres e encaminhou aves para o CETAS
19/05/2026 10h53
Por: Anderson Almeida Fonte: Ascom / COPPA
Divulgação / COPPA

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 65 animais silvestres durante uma operação contra o comércio ilegal de fauna em feiras livres do interior da Bahia. A ação, realizada no último fim de semana, também resultou na condução de cinco suspeitos às autoridades policiais.

A operação ocorreu nos municípios de Alagoinhas e Feira de Santana. Em Alagoinhas, os militares resgataram 48 aves silvestres e conduziram duas pessoas. Já em Feira de Santana, foram resgatadas 17 aves e outras três pessoas foram detidas.

Entre os animais encontrados estavam espécies como sabiás, tico-ticos, azulões, papa-capins, cardeais, canários-da-terra, coleirinhos, tizius, bigodinhos, chupa-laranja, curiós, bicos-de-veludo, brejais, gaturamos e pássaros-pretos.

Após a apreensão, todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação veterinária e receberão cuidados antes de possível devolução ao habitat natural.

Os suspeitos foram levados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). A ação integra as operações permanentes da PMBA voltadas ao enfrentamento de crimes ambientais e à preservação da fauna silvestre no estado.