Pojuca Tecnologia
Pojuca estreia na modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026
Estudantes da rede municipal representarão o município nas categorias de resgate e robótica artística da competição nacional
26/05/2026 20h02
Por: Luana Velloso Fonte: Agecom / PMP
Foto: Agecom Pojuca

Estudantes da rede municipal de Pojuca participarão, pela primeira vez, da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2026. O anúncio marca a estreia do município nas disputas presenciais da competição nacional voltada à ciência, tecnologia e inovação.

A Olimpíada Brasileira de Robótica reúne estudantes de 6 a 19 anos em atividades que estimulam conhecimentos em programação, montagem de equipamentos e resolução de desafios. Em Pojuca, equipes de quatro unidades escolares representarão o município nas categorias Robótica de Resgate, Nível 1, e Robótica Artística, Níveis 1 e 2.

Na categoria Robótica de Resgate, a Escola Municipal João Paulo II participará sob orientação do técnico João Paulo Barroso Pereira. A equipe LCCRK será formada por Cecília Luciano Miranda dos Santos, Cleiton Alberton dos Santos Normandia, Kaliany Nunes Barros e Laysse Dias Lacerda.

Também da unidade, a equipe Vickings contará com Enzo de Oliveira Ferreira, Jasminy de Jesus Ribeiro, Lavinia Gonçalves Barros e Nicollas Kauê Santos de Jesus. Já a equipe Robótica Essencial terá Miguel Almeida da Conceição Maciel, Mikael Almeida dos Santos, Raquel Batista Souza e Victor Kauã dos Santos Parra.

A Escola Municipal Engenheiro Otoniel Nogueira Libório também disputará a categoria de resgate, com orientação da técnica Adenilza Melo de Vasconcelos. A equipe Max Otoniel será composta por Amanda Soares de Jesus, Heitor Kaique Fonseca dos Santos, Lizane dos Santos Serqueira e Nicolas Germano da Silva Leite.

Na modalidade Robótica Artística, o Colégio Municipal Presidente Castelo Branco participará com a equipe MAX POJUCA, no Nível 1, orientada pela técnica Rosângela Melo de Oliveira. O grupo terá Bruna Fonseca de Oliveira, Thayla Valentina Chaves da Cruz, Juliana Nascimento de Oliveira e Natally Lauren Reirim Celestino.

Já a Escola Municipal Dalva Ferreira Pinto competirá no Nível 2 da Robótica Artística. A equipe Max Makers será acompanhada pelo técnico Bruno Daniel Santos e formada por Lucas Nascimento Trinchão, Lorena Evelyn Neri Leite, Thauany dos Santos Nascimento e Adriele Oliveira da Conceição.

O coordenador da Superintendência de Inovação, Marcos Brandão, destacou a preparação das equipes e o envolvimento de estudantes e professores nas atividades de pesquisa, montagem e programação voltadas à competição.

A participação de Pojuca na modalidade prática da OBR amplia o acesso dos estudantes da rede municipal às atividades de tecnologia educacional e coloca o município entre os participantes da principal competição estudantil de robótica do país.