A Polícia Civil da Bahia cumpriu cinco mandados de prisão durante a Operação Malhas da Lei, realizada na sexta-feira (29), nos municípios de Candeias e São Sebastião do Passé. As ações resultaram na captura de três homens investigados e condenados por crimes como estupro de vulnerável, homicídio, estelionato, associação criminosa, furto qualificado e transporte irregular de substância tóxica.
Em Candeias, equipes da 20ª Delegacia Territorial cumpriram um mandado de prisão definitiva contra um homem de 54 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pela Vara Criminal, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude da Comarca de Candeias.
Ainda durante a operação, os policiais localizaram e prenderam um homem de 64 anos que possuía três mandados de prisão em aberto. Dois deles estavam relacionados ao crime de homicídio, sendo um de prisão preventiva e outro decorrente de condenação judicial. O terceiro mandado refere-se a uma prisão preventiva pelo crime de estelionato.
Já em São Sebastião do Passé, uma ação conjunta entre a 37ª Delegacia Territorial, equipes do Videopatrulhamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um investigado por associação criminosa, furto qualificado e transporte irregular de substância tóxica.
De acordo com as investigações, o suspeito integra um grupo criminoso envolvido em desvios de petróleo e combustíveis na Região Metropolitana de Salvador. O esquema vinha sendo monitorado pelas forças de segurança em razão dos riscos ambientais e patrimoniais, além da estrutura organizada da atuação criminosa.
Os presos foram encaminhados para unidades policiais, onde passaram pelos procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça. A Operação Malhas da Lei integra as ações permanentes da Polícia Civil voltadas à localização de foragidos e ao combate às organizações criminosas que atuam no estado.