O nadador Renato Barros de Oliveira, de 68 anos, morreu no sábado (13) após passar mal durante o campeonato Baiano Master Inverno, realizado na Arena Aquática, em Salvador. A informação foi divulgada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FDBA) por meio das redes sociais.
Segundo as informações, Renato participava normalmente da competição quando teve um mal-estar em uma das piscinas. Ele recebeu atendimento de uma equipe médica, mas não resistiu. A causa da morte não foi informada.
Conhecido entre outros atletas da modalidade, Renato era considerado experiente na natação e costumava disputar a tradicional travessia marítima Mar Grande–Salvador, percurso de aproximadamente 12 quilômetros.
Em nota de pesar, a FDBA lamentou a perda do atleta e ressaltou sua importância para o esporte baiano. "Renato foi um grande nome da natação baiana, reconhecido não apenas por suas conquistas e espírito vencedor, mas principalmente pelo carinho, amizade e respeito durante a sua trajetória no esporte", afirmou a entidade.
A Arena Aquática também lamentou a morte. "É com profundo pesar que nos despedimos de Renato Barros de Oliveira, um atleta querido, admirado e apaixonado pela natação", diz o texto.
O sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, na tarde de ontem.