A Prefeitura Municipal realizou nesta segunda-feira (15) a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de informática básica e intermediária do Programa Conecta Jovem. Ao todo, 81 alunos concluíram as capacitações oferecidas durante o primeiro semestre de 2026.
A cerimônia de entrega aconteceu na sede do programa, localizada no Largo da Rua 29 de Julho. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos jovens ao ambiente digital e contribuir para a qualificação profissional dos participantes.
Responsável pelas aulas, o professor de informática Emanuel Gutierryz destacou a proposta do curso voltada para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Segundo ele, a formação foi estruturada com ferramentas e conhecimentos que costumam ser exigidos em atividades profissionais.
Entre os alunos certificados, Brenda Chaves, de 18 anos, relatou a satisfação pela conclusão da capacitação. "Sinto-me orgulhosa por ter usado o meu tempo para algo útil. Não sabia nada de computador e agora tenho melhor noção", afirmou.
Também concluinte do curso, Gabriel Neris, de 19 anos, falou sobre o processo de aprendizagem e os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
“Achei difícil no começo, mas fui aprendendo a mexer nas coisas. No meio do curso se tornou mais fácil. As amizades feitas, a interação, valeu muito a pena. Aprendi como fazer apresentação no PowerPoint, os atalhos do teclado, informações de hardware, software. Pretendo aprofundar meus conhecimentos com o curso intermediário assim que abrir as inscrições”, declarou.
Com o encerramento das atividades do primeiro semestre, a expectativa é que novas vagas para os cursos de informática sejam disponibilizadas nos próximos meses. A previsão é que as novas turmas iniciem as atividades ainda no segundo semestre de 2026.