Mais de 100 atletas de Mata de São João participarão, nesta terça-feira (30), da solenidade de revezamento da tocha do Fogo Simbólico do 2 de Julho, marco do início da programação cívica em homenagem à Independência da Bahia no município. A cerimônia começará às 8h, em frente à prefeitura, e reunirá participantes dos programas Bolsa Atleta, Mais Esportes nas Escolas e grupos de corredores da cidade. Às 8h30, será iniciado o tradicional percurso da tocha até a ponte que liga Mata de São João a Dias d'Ávila, onde o símbolo será entregue para dar continuidade ao rito cívico.
Considerado um dos momentos mais tradicionais das comemorações do 2 de Julho, o revezamento do Fogo Simbólico representa a preservação da memória histórica da luta pela Independência da Bahia e reforça o caráter cívico da celebração.
Durante o trajeto, a tocha passará pela Rua do Banco do Brasil, Praça da Paquera, Rua 2 de Julho, Campo de Terra Nova, Ponte do Caboré, Alto das Mangueiras, Estrada Velha do Bonfim, Largo do Bonfim, Amado Bahia, Praça da Capelinha, Sempre Verde e seguirá até a ponte que faz a ligação entre Mata de São João e Dias d'Ávila.
Como parte da tradição entre os dois municípios, Mata de São João entregará a Dias d'Ávila uma peça artesanal produzida pela ceramista Déa Monteiro, do Ateliê Déa Monteiro Cerâmica. A obra foi desenvolvida para representar a união, a ancestralidade e o fortalecimento dos laços históricos entre as duas cidades.
Neste ano, a programação tem como tema "Orgulho de fazer parte dessa história" e busca destacar a importância do 2 de Julho para a formação da identidade baiana, além de estimular a participação da população nas atividades cívicas previstas para a data.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João