Geral Eleições 2026
ACM Neto amplia vantagem sobre Jerônimo em nova pesquisa para o governo da Bahia
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra liderança do ex-prefeito de Salvador nos cenários estimulado e espontâneo.
01/07/2026 20h13
Por: Luana Velloso Fonte: Redação
Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera a disputa pelo Governo da Bahia, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo Bahia Notícias e divulgado na quarta-feira (1º). A pesquisa mostra vantagem do ex-prefeito sobre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo. As variações registradas em relação ao levantamento anterior estão dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

Na pesquisa estimulada, modalidade em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, ACM Neto aparece com 49,2% das intenções de voto. No levantamento realizado em maio, o ex-prefeito registrava 47,8%. Já Jerônimo Rodrigues passou de 38,7% para 37,5%.

O candidato Ronaldo Mansur (PSOL) oscilou de 1,7% para 1,9%. Entre os entrevistados, 6,9% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum dos nomes apresentados. Outros 4,5% disseram não saber ou preferiram não opinar, percentual 0,4 ponto percentual inferior ao registrado na pesquisa anterior.

Os dados comparativos são referentes aos levantamentos realizados em maio e junho de 2026, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BA-03619/2026 e BA-04848/2026.

No cenário espontâneo, em que os entrevistados respondem sem receber uma lista de candidatos, ACM Neto também aparece na liderança, com 26,1% das citações. Jerônimo Rodrigues foi mencionado por 19,3% dos eleitores.

O ex-governador Rui Costa, pré-candidato ao Senado, foi citado por 0,9% dos entrevistados. Ronaldo Mansur recebeu 0,1% das menções, enquanto outros nomes somaram, juntos, 0,8%.

O levantamento foi realizado presencialmente entre sábado (27) e terça-feira (30), com 1.500 eleitores de 64 municípios baianos. A pesquisa também identificou que 46,5% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não indicar um nome para o Governo da Bahia no cenário espontâneo.