As audiências públicas promovidas pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) para discutir o novo tarifaço proposto contra produtos brasileiros começam nesta segunda-feira, 6, a partir das 11h.
A etapa é considerada decisiva porque será uma das últimas oportunidades para representantes brasileiros tentarem convencer o governo norte-americano a desistir da cobrança de tarifas de até 37,5% sobre exportações do Brasil.
O evento contará com a participação de representantes da indústria, do agronegócio e do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL).
As contribuições serão analisadas pelo USTR antes da decisão final sobre a adoção das tarifas de 25% e 12,5%, que podem entrar em vigor neste mês.
Entenda
As audiências fazem parte da investigação comercial conduzida pelo USTR com base na Seção 301 da legislação americana, que embasou a proposta do novo tarifaço.
No encontro, representantes da indústria e do agronegócio brasileiros defenderão que as novas tarifas prejudicariam não apenas os exportadores do Brasil, mas também empresas e consumidores norte-americanos.
Entre os participantes brasileiros estão:
Confederação Nacional da Indústria (CNI);
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Também participarão representantes dos setores de café, arroz, açúcar, etanol de milho, ferro-gusa, rochas ornamentais, madeira, papel, calçados, mel e propriedade intelectual.
Governo Lula tenta barrar o novo tarifaço
Paralelamente às audiências, equipes técnicas dos governos do Brasil e dos Estados Unidos devem se reunir ainda nesta semana para preparar uma última rodada de negociações de alto nível antes de 15 de julho, data prevista para a decisão de Washington sobre a imposição das tarifas.