Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV passaram a integrar o público-alvo de uma estratégia de ampliação da vacinação em Pojuca. A imunização está disponível em todas as Unidades de Saúde do município e segue até o dia 31 de dezembro de 2026.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV), vírus responsável por diferentes tipos de câncer e outras infecções.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade (RG) e o cartão de vacinação. A aplicação é feita em dose única para o público contemplado pela estratégia.
De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é uma das principais formas de prevenção contra cânceres relacionados ao HPV, como os de colo do útero, vulva, vagina, pênis, garganta e pescoço.
A recomendação é que adolescentes e jovens que ainda não foram imunizados procurem a Unidade de Saúde mais próxima dentro do período da campanha para atualizar a caderneta de vacinação.