A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mantém de forma contínua as ações de combate e prevenção às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. As atividades fazem parte da rotina da Vigilância Epidemiológica do município e incluem monitoramento dos casos, visitas domiciliares, eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e estratégias de controle desenvolvidas na sede, no litoral e na zona rural.
As equipes da Vigilância Epidemiológica seguem percorrendo bairros e localidades para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor das doenças. Além das inspeções domiciliares, o município realiza o bloqueio vetorial com aplicação de inseticida sempre que um caso confirmado atende aos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Após a aplicação do inseticida, os agentes retornam às áreas atendidas para acompanhar a evolução da situação epidemiológica. Segundo a SESAU, em diversas localidades monitoradas não houve registro de novos casos após a adoção das medidas de controle.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Carlos Aurelino, conhecido como Michel, a aplicação do inseticida integra as estratégias de enfrentamento às arboviroses, mas ocorre de forma técnica e criteriosa.
Segundo o coordenador, quando um caso é confirmado, o bloqueio vetorial é realizado em um raio de até 100 metros da residência da pessoa infectada, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Ele também esclarece que o equipamento costal utilizado pelos agentes de combate às endemias apresenta maior eficiência na aplicação do inseticida do que o veículo popularmente conhecido como carro fumacê.
"O município não está em situação de alerta máximo, mas é fundamental manter as ações preventivas. Basta que cada morador reserve cinco minutos para eliminar recipientes que possam acumular água. Durante as visitas encontramos brinquedos, tampinhas, sacos plásticos, garrafas e diversos objetos com água parada. Com o período chuvoso, qualquer recipiente pode se transformar em criadouro do mosquito", destacou Carlos Aurelino.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população continua sendo uma das principais medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as recomendações estão manter caixas d'água fechadas, eliminar recipientes que acumulem água, limpar calhas, descartar corretamente materiais inservíveis e permitir o acesso dos agentes de endemias durante as visitas domiciliares.
As arboviroses são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão da zika e da chikungunya. Como ainda não existe uma medida única capaz de eliminar completamente o vetor, o controle dos criadouros continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, principalmente durante os períodos de maior incidência de chuvas, quando há aumento dos locais propícios para a reprodução do mosquito.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João