Neste sábado (18) e domingo (19), a partir das 8h, a Praça ACM, em Pojuca, será palco da primeira edição do CRIAR – Campeonato de Robótica e Inovação na Aprendizagem Regional. Promovido pela Prefeitura de Pojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e da Superintendência de Inovação e Tecnologia Educacional, o evento promete transformar o município em referência estadual em tecnologia, criatividade e aprendizagem.
Com entrada gratuita, o campeonato reunirá estudantes e equipes de diferentes cidades da Bahia em competições que unem conhecimento, estratégia e inovação. A programação contempla modalidades como robótica, xadrez, cubo mágico, corrida de drones e e-Sports, incluindo Pokémon TCG e Brawl Stars. O público também poderá acompanhar a First Lego League Explore, que nesta temporada aborda o tema "Unearthed", voltado à arqueologia.
Segundo o coordenador da Superintendência de Inovação e Tecnologia Educacional da SEDUC, Marcus Brandão, o projeto foi idealizado para fortalecer a inovação educacional e destacar os talentos desenvolvidos nas escolas do município.
"O CRIAR é um projeto original de Pojuca para toda a Bahia. O campeonato vai mostrar os nossos talentos mirins e se tornar um palco importante para a inovação no estado", destacou.
Além das equipes locais, escolas de municípios como Catu e Salvador participarão da competição, ampliando a integração entre estudantes e consolidando Pojuca como um novo polo de tecnologia educacional.
A expectativa é que o CRIAR se torne um evento permanente, incentivando o desenvolvimento de habilidades ligadas à ciência, tecnologia, raciocínio lógico e trabalho em equipe, aproximando o aprendizado da prática e despertando novos talentos para o futuro.