O ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto, saiu em defesa do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Joel Feldman, após a repercussão da reportagem publicada pelo portal Metrópoles que relaciona empréstimos concedidos pelo Banco Master às empresas do empresário com o período em que a instituição operou o crédito consignado para servidores municipais. Durante participação no programa É do Povo, nesta quarta-feira (22), Gualberto afirmou que o contrato foi celebrado dentro da normalidade e classificou como "absurdas" as insinuações de favorecimento.
Ao comentar o tema, Gualberto destacou que sempre foi contrário à oferta de crédito consignado aos servidores municipais, independentemente da instituição financeira. Segundo ele, sua posição sempre teve como objetivo evitar o endividamento dos funcionários públicos. "Eu sempre fui contra não só o consignado do Master, mas do Banco do Brasil e de qualquer banco que chegasse. Quando você oferece um consignado, você está dando a chance de o servidor se endividar", afirmou.
Apesar da posição contrária ao modelo de crédito, o ex-prefeito ressaltou que o credenciamento do Banco Master ocorreu dentro dos procedimentos administrativos adotados pelo município. "Foi feito em condições normais. Um absurdo o que estão falando", declarou, acrescentando que considera a divulgação de acusações sem comprovação uma tentativa de disseminar informações falsas.
Gualberto também elogiou a postura de Joel Feldman ao conceder entrevista para explicar a origem dos recursos mencionados na reportagem. Segundo ele, quem exerce função pública deve prestar esclarecimentos sempre que houver questionamentos. "Quem está no serviço público tem a obrigação de se defender, falar e ser transparente. Quando você não se explica, gera dúvida. Acho que ficou muito claro tudo o que ele falou", afirmou.
Durante a entrevista, o ex-prefeito ainda fez críticas ao cenário político nacional, afirmando que casos de corrupção acabam levando parte da população a desconfiar de todos os agentes públicos. Para ele, é preciso separar pessoas sérias de quem comete irregularidades. Ao final da participação, Gualberto enviou um abraço ao prefeito Bira e aos integrantes da gestão municipal.