O secretário de Educação de Mata de São João, Wellington Lázaro, afirmou, durante entrevista realizada na manhã desta terça-feira (11), no programa É do Povo, da Rádio Sauípe FM (102,9), que o pagamento do quinquênio aos servidores municipais deve ser realizado até o dia 30 de setembro.
Segundo o secretário, Mata de São João será a primeira cidade da Bahia e uma das primeiras do Brasil a efetuar o pagamento do benefício. Wellington também explicou que os servidores contemplados receberão os valores junto com o salário.
“Para vocês terem uma ideia, nós somos uma das primeiras cidades do Brasil, da Bahia eu tenho certeza que somos a primeira cidade que vai pagar o quinquênio. O que é o quinquênio? Lá na época da pandemia ficou suspenso a questão do quinquênio para os servidores concursados que tem um certo tempo de trabalho. Eles recebem um abono e aí automaticamente ficou suspensa essa questão do quinquênio. O quinquênio passa a ser recebido junto com o salário dos servidores.”
A suspensão do pagamento durante o período da pandemia e a retomada do benefício foram citadas pelo secretário durante a entrevista. Wellington destacou que a gestão municipal realizou estudos para viabilizar o pagamento aos servidores.
“Veio uma lei agora em 2026, lembra que eu falei que o dinheiro é um só? Mas aí veio a lei e disse assim, olha, tem que pagar o quinquênio. Estima-se que, acho que vocês precisam pagar o quinquênio, mandou para todos os municípios do Brasil. Então imagina, alguém bate na sua porta e você tem essa nova despesa. E aí, como é que faz? Depois de vários estudos, nós nos solidarizamos com os professores e vamos pagar o quinquênio, então o quinquênio vai sair até 30 de setembro.”
A expectativa apresentada por Wellington é de que aproximadamente 900 servidores públicos sejam beneficiados. O secretário também estimou que os professores poderão receber entre R$ 5 mil e R$ 7 mil no pagamento referente ao período do quinquênio, de acordo com o salário-base de cada profissional.
“Para vocês terem uma ideia, tá bom, a gente está falando de quanto? Quanto em quantidade e quanto em valor. Se não me engano, são 900 servidores públicos que vão receber o quinquênio, olha aí, 900 pessoas. E qual o valor? Cada pessoa deve receber, a gente estava fazendo um cálculo médio, deve receber em torno de um valor do salário base dela e depois ela continua recebendo. Então imagine o seguinte, que agora, nesse ressarcimento do quinquênio, cada professor, por exemplo, vai receber em torno de 5 a 7 mil reais. Olha quanto da economia local, nós vamos aquecer até 30 de setembro. Então, assim, muito bom, muito bacana. Da Bahia somos o primeiro”, afirmou Wellington Lázaro.
O pagamento, segundo o secretário, deverá movimentar a economia do município com a injeção dos valores recebidos pelos servidores. A previsão é que o benefício seja pago até o fim de setembro, contemplando os profissionais que têm direito ao quinquênio.
Assista a entrevista: