A Arena Fonte Nova, em Salvador, está entre os estádios considerados para receber um jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2027. Segundo informações divulgadas pelo Estadão e reproduzidas por veículos baianos, a capital baiana aparece em um dos esboços de distribuição das partidas elaborados para o torneio, que será disputado no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A tabela oficial ainda não foi divulgada pela Fifa.
Para a fase de grupos, Salvador aparece ao lado de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro entre as possibilidades de sede para uma partida da Seleção Brasileira. A Fonte Nova também é considerada para receber uma eventual partida das quartas de final, em uma etapa na qual Salvador aparece entre as opções juntamente com Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte ou Brasília, conforme os diferentes cenários em discussão.
A definição ainda depende da conclusão do calendário pela Fifa. A entidade já confirmou as oito cidades-sede e os respectivos estádios da competição: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Salvador terá a Arena Fonte Nova como palco dos jogos.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a primeira edição do torneio realizada na América do Sul. A competição terá 32 seleções e 64 partidas, distribuídas pelas oito cidades brasileiras, entre 24 de junho e 25 de julho. A Fifa informa que a tabela será divulgada posteriormente.
A possibilidade de Salvador receber a Seleção ocorre após a Fonte Nova já ter sido escolhida como uma das sedes oficiais do Mundial. O estádio foi reinaugurado em 2013 e recebeu seis partidas da Copa do Mundo masculina de 2014, além de jogos da Seleção Brasileira em outras competições. No futebol feminino, a arena também já recebeu a equipe nacional, incluindo o amistoso contra a Jamaica realizado em Salvador em 2024.
Entre os cenários atualmente discutidos para 2027, Fortaleza ganhou espaço para receber uma eventual partida das quartas de final. A capital cearense recebeu mais de 50 mil torcedores no amistoso entre Brasil e Estados Unidos, realizado em 9 de junho, fato que também pesou nas avaliações sobre a distribuição dos jogos. Ainda assim, os diferentes esboços de calendário podem ser alterados até a definição oficial.
Outra questão em negociação envolve a abertura do torneio. O Maracanã, no Rio de Janeiro, ganhou força para receber a partida inaugural, com possibilidade de participação da Seleção Brasileira, enquanto a final já está confirmada para o estádio carioca.
Inicialmente, a ideia era realizar a abertura na Neo Química Arena, em São Paulo. A possibilidade perdeu força após dificuldades para chegar a um acordo sobre a instalação de estruturas provisórias que ampliariam a capacidade do estádio de 48,9 mil para mais de 60 mil espectadores. O Mané Garrincha, em Brasília, também entrou nas discussões para a partida inaugural, mas houve um impasse sobre a cessão de camarotes à Fifa durante o torneio. Segundo as informações divulgadas, a questão foi posteriormente solucionada.
A distribuição dos jogos da Seleção Brasileira ganhou relevância porque o calendário precisa ser definido antes do sorteio dos grupos, previsto para dezembro. Naquele momento, 29 das 32 seleções participantes deverão estar classificadas. As três vagas restantes serão definidas no torneio de repescagem mundial, com conclusão prevista para fevereiro de 2027.
Com Salvador entre as possibilidades para receber o Brasil e a Fonte Nova confirmada como uma das arenas do Mundial, a definição do calendário será decisiva para estabelecer quais partidas serão disputadas na capital baiana. Por enquanto, a presença da Seleção na cidade permanece como possibilidade, sem confirmação oficial da Fifa.