O empresário, ex-prefeito de Mata de São João e ex-deputado federal João Gualberto Vasconcelos recebeu, nesta quinta-feira (27), a Comenda Dois de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A sessão especial foi realizada no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, com a presença de autoridades, familiares, amigos, colaboradores e representantes dos setores político e empresarial. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) e aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa, por meio da Resolução nº 2.290/2025.
A Comenda Dois de Julho é destinada a personalidades que tenham prestado serviços relevantes à Bahia. No caso de João Gualberto, o reconhecimento reúne a trajetória construída na iniciativa privada e na vida pública, incluindo a atuação empresarial, a geração de empregos, a participação em entidades do setor supermercadista e os períodos em que esteve à frente da Prefeitura de Mata de São João e no exercício do mandato de deputado federal.
Na justificativa da homenagem, Manuel Rocha destacou a caminhada de Gualberto desde o início da vida profissional, como fiscal de caixa do supermercado Paes Mendonça, até a consolidação no empresariado. Durante o discurso, afirmou que “João Gualberto não construiu apenas empresas. Construiu oportunidades” e acrescentou que, por trás de cada empresa, existe uma cadeia formada por trabalhadores, fornecedores e pequenos negócios. Ao concluir, disse que “há pessoas que passam pela vida pública e empresarial. Outras deixam marcas”, situando Gualberto entre aqueles que deixaram marcas na economia e na política baiana.
Ao Mais Região, João Gualberto afirmou estar emocionado com a homenagem e lembrou que esta é a segunda vez que recebe uma distinção na Assembleia Legislativa. “É a segunda vez que eu sou homenageado aqui nessa casa, primeiro fui cidadão baiano e agora uma honra, com uma honraria de Estado, que é a Comenda Dois de Julho”, declarou. Ao recordar sua trajetória, destacou especialmente a passagem por Mata de São João e afirmou que a experiência como prefeito mostrou ser possível “mudar o destino da cidade, ter uma população, um trabalho sério, correto, pensando realmente na melhoria do povo”.
Gualberto também associou a homenagem à trajetória empresarial e familiar. Segundo ele, foram mais de 65 mil carteiras de trabalho assinadas ao longo da vida profissional. Ao falar dos filhos, afirmou que o legado também está nos ensinamentos cotidianos: “O que eu faço no dia a dia, o que a gente mesmo e as pessoas que convivem com a gente recebem”, disse. Para ele, ser empresário, político, pai e amigo faz parte de um mesmo caminho: “Vale a pena o que a gente está fazendo aqui na terra, seja como empresário, seja como político, seja como família, como pai e como amigo”.
A relação de João Gualberto com Mata de São João ocupou espaço central na solenidade. Ele foi eleito prefeito do município em 2004, reeleito em 2008 e voltou ao cargo após nova eleição em 2020, permanecendo na Prefeitura até 2023. Também exerceu mandato de deputado federal entre 2015 e 2019. Para representantes do município presentes à cerimônia, a passagem pela administração municipal é uma das principais marcas de sua trajetória política e um dos elementos que sustentam a relação construída com a cidade.
O prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca, afirmou que a passagem de Gualberto pelo município deixou marcas que ultrapassam a administração pública. “Ele conseguiu trazer de volta a expectativa de uma vida melhor para o nosso povo, a gente ter de volta o orgulho de ser matense”, declarou. Bira também resumiu o significado da homenagem para o município: “Essa comenda não é só de João, essa comenda é também de Mata de São João”, e disse tomar o ex-prefeito como referência para sua própria atuação pública.
O presidente da Câmara Municipal de Mata de São João, Neném de Dadinho, afirmou que acompanhou de perto a transformação provocada por João Gualberto no município e relacionou essa experiência à própria decisão de ingressar na política. “A importância de João para mim, que vi a transformação em minha cidade, Mata de São João, eu senti na pele o que é transformar uma cidade, o que é ter um gestor comprometido”, declarou. Segundo Neném, essa atuação ultrapassou sua própria trajetória: “João me inspirou a estar na política. Meu pai já foi vereador da cidade de Mata, mas o que João fez em Mata de São João acho que não inspirou só a mim, como toda uma geração de políticos de Mata”. Para ele, Gualberto também ajudou a levar o nome do município para todo o estado e para o país, e a comenda “foi para cravar e sacramentar essa história linda e bonita que ele tem na política da Bahia e do Brasil”.
A secretária de Governo de Mata de São João, Samlla Martins, resumiu a influência das gestões do homenageado sobre o município ao afirmar: “Existe uma Mata de São João antes de João e uma Mata de São João após João”. Segundo ela, a transformação ultrapassou mudanças administrativas e alcançou a vida da população. “Ele transformou toda uma cidade, transformou toda uma realidade que mudou a vida das pessoas”, disse. Samlla também relacionou sua própria trajetória ao período: “Eu sou o resultado de hoje da gestão de João”, acrescentando que não consegue imaginar como seria a realidade do município sem as mudanças, a inovação e o olhar voltado à população que atribui ao ex-prefeito.
Candidato ao governo da Bahia e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto destacou a amizade e a parceria mantidas com Gualberto e afirmou que a homenagem reconhece um homem público e empresário cuja trajetória foi construída na Bahia. “João Gualberto é uma pessoa muito querida minha, particularmente, pela amizade que nós temos, pela parceria de trabalho, mas, acima de tudo, é um gesto da Assembleia em reconhecimento a um grande homem público, a um grande empresário”, afirmou. Neto ressaltou ainda que, embora nascido em Sergipe, Gualberto construiu seu legado na Bahia, seja como prefeito de Mata de São João, deputado federal ou empresário, destacando a geração de mais de 60 mil empregos e a visão de futuro do homenageado.
O deputado federal Paulo Azi classificou a homenagem como justa e destacou a trajetória empresarial e política de João Gualberto. “É um exemplo de obstinação, de busca da realização pessoal através do trabalho, mas que tem o enorme sentimento de servir às pessoas. João é alguém que tem o espírito público elevado”, afirmou. Azi também ressaltou a atuação de Gualberto em Mata de São João e na Câmara dos Deputados. “Por onde passou deixou a sua marca, deixou a sua marca como prefeito de Mata de São João, praticamente transformando aquela cidade, tornando hoje uma referência de um modelo de gestão pública”, declarou. Para o parlamentar, a comenda reconhece ainda “um político sério, competente, dedicado”, cuja trajetória deve servir de inspiração.
O deputado estadual e candidato a vice-governador Zé Cocá destacou a dimensão estadual da trajetória de Gualberto. “João Gualberto não representa só a Região Metropolitana, representa a Bahia”, afirmou. Ao citar os percursos empresarial e político do homenageado, definiu a comenda como “uma honraria que é a cara dele” e destacou características como determinação, dinamismo e capacidade de trabalho.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, ressaltou os resultados da atuação de Gualberto no setor privado e na vida pública. “Ao longo da sua carreira na área empresarial, passou mais de 65 mil carteiras de trabalho. Isso, por si só, já merecia esta honraria”, afirmou. Bruno Reis acrescentou que a contribuição do homenageado também se estende a Mata de São João e à Bahia, “seja como prefeito e como deputado federal”, e concluiu: “João é realmente uma pessoa especial, diferenciada”.
O ex-prefeito de Mata de São João Marcelo Oliveira, amigo de Gualberto há mais de 40 anos, ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória construída em diferentes áreas. “Na verdade, João está recebendo a maior honraria, a maior distinção que a Bahia pode conceder a um dos seus cidadãos”, afirmou. Para Marcelo, a distinção não se deve a um fato específico ou a uma única função exercida por Gualberto, mas “ao conjunto da obra”, que reúne sua atuação como empresário, gestor público e deputado federal. “Eu, como amigo de mais de 40 anos de João Gualberto, fico extremamente orgulhoso por estar aqui presenciando esse momento”, acrescentou.
O prefeito de Pojuca, Luizinho Trinchão, também apontou Gualberto como referência para a gestão pública. “João Gualberto é uma inspiração para todos nós, tanto na área pública como também como empresário”, afirmou. Para ele, a experiência do ex-prefeito em Mata de São João demonstra como uma trajetória construída na iniciativa privada pode influenciar a formulação de políticas públicas.
A família também destacou os valores que associam à trajetória de João Gualberto. A filha e empresária Amanda Vasconcelos afirmou: “A gente, como filho, fica muito orgulhoso de ver a trajetória de sucesso do seu pai” e destacou que, além do legado profissional e empresarial, o principal ensinamento recebido foi “ser uma pessoa, pessoa do bem, uma pessoa correta”. João Thomaz, filho mais novo, resumiu o sentimento diante da homenagem: “Tenho muito orgulho do meu pai e é uma honra entregar a comenda do meu pai”. Já a filha Mayra lembrou que, durante o doutorado, ao ser perguntada sobre seu herói, respondeu: “Meu herói é meu pai”, definindo João como seu maior exemplo.
A esposa, Geisy Fiedra, afirmou que o sentimento da família diante da homenagem é de gratidão. “João tem uma alma baiana muito forte, aqui que ele construiu a vida dele, aqui que ele se desenvolveu profissionalmente, os filhos nasceram aqui, casou aqui”, declarou. Sobre a relação com o município, acrescentou: “Mata está no coração dele”, destacando o carinho que o marido mantém pela cidade.
A cerimônia contou ainda com apresentação da Orquestra Sinfônica Garcia D’Ávila, projeto social apoiado pelo Grupo Hiperideal, e foi seguida por um coquetel. Participaram o ex-governador Paulo Souto; ACM Neto; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; os deputados federais Zé Rocha e Paulo Azi; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Gildásio Penedo; o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Netto, representando o presidente da Corte, Nelson Pelegrino; a vereadora de Salvador Cris Correia; o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; o prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca, vereadores da base de governo de Mata de São João; e o empresário José Humberto Souza. João Gualberto foi conduzido ao plenário pelo deputado estadual Niltinho e por Zé Cocá.
A entrega da Comenda Dois de Julho reuniu, assim, a trajetória empresarial, política e familiar de João Gualberto e o vínculo construído com Mata de São João. O reconhecimento concedido pela ALBA retoma uma história iniciada na Bahia e consolidada no município onde exerceu três mandatos como prefeito e passou a ser uma referência para lideranças políticas e para gerações que acompanharam as transformações atribuídas à sua atuação pública.






Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João
VOTA REGIÃO 2026 Do primeiro voto ao último: Mais Região entra em campo para acompanhar o domingo eleitoral na RMS