Carlos Alberto Parreira, técnico da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, recebeu alta hospitalar neste sábado (5), após 80 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Aos 83 anos, ele deixou a unidade acompanhado por familiares e recebeu homenagens de funcionários e torcedores.
Parreira foi internado em 16 de junho para tratar uma inflamação pulmonar grave. Segundo o hospital, o quadro provocou insuficiência respiratória aguda, provavelmente associada à toxicidade pulmonar causada por medicamentos. Durante o período mais crítico da internação, o ex-técnico precisou de ventilação mecânica invasiva e hemodiálise, além de outros procedimentos de suporte. Em 28 de junho, passou por uma cirurgia para cauterização de um sangramento nasal.
Na saída do hospital, Parreira falou sobre as homenagens recebidas durante a internação e relacionou as manifestações de carinho aos 40 anos de trabalho dedicados a clubes e à Seleção Brasileira. Ele também agradeceu o apoio recebido durante o período de tratamento.
A alta não encerra o processo de recuperação. Parreira seguirá em casa sob acompanhamento médico e ambulatorial, com uma equipe contratada para prestar assistência durante a recuperação, conforme informou a filha, Vanessa Parreira.
O ex-técnico convive há anos com um linfoma de Hodgkin, mas a internação iniciada em junho ocorreu em razão do quadro respiratório. À frente da Seleção Brasileira, Parreira comandou 117 partidas, com 64 vitórias, 39 empates e 14 derrotas. Além do título mundial de 1994, conquistou a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005. Também integrou a comissão técnica da Seleção campeã mundial em 1970 e participou da campanha que terminou com o título da Copa das Confederações de 2013.