Política em Foco Eleições 2026
Lula avisa à campanha que não irá ao debate da Globo
Informação foi publicada pelo Brasil 247 nesta segunda-feira; ausência pode deixar cadeira do presidente vazia no último grande debate antes do primeiro turno
28/09/2026 22h00 Atualizada há 43 minutos atrás
Por: Luana Velloso Fonte: Redação
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou à coordenação de sua campanha que não pretende participar do debate presidencial da TV Globo, marcado para a próxima quinta-feira (1º), segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (28) pelo Brasil 247. De acordo com o jornalista Ricardo Amaral, a equipe de campanha já estaria preparando uma entrevista do presidente a um grande podcast no mesmo horário do confronto televisivo.

Segundo a publicação, a decisão ainda não havia sido comunicada oficialmente à Rede Globo. A reportagem afirma, porém, que Lula estaria ciente de que Flávio Bolsonaro (PL) deverá comparecer ao debate e que a televisão poderá mostrar a cadeira vazia do presidente durante o confronto.

A possível ausência acontece justamente na reta final da disputa, apenas três dias antes do primeiro turno. O debate reuniria inicialmente Lula, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado (PSD) e Augusto Cury (Avante). Flávio já havia declarado publicamente que iria ao encontro mesmo sem a presença do petista.

O tema ganhou ainda mais repercussão porque o próprio Brasil 247 vinha noticiando nos últimos dias que a campanha de Lula avaliava a participação no debate. Em reportagem publicada em 25 de setembro, o portal informou que o encontro estava sendo considerado estratégico pela campanha, enquanto Lula ainda avaliava se compareceria.

Agora, a informação publicada pelo 247 aponta para uma mudança de cenário. Segundo Ricardo Amaral, a decisão de não participar teria contrariado a opinião de praticamente todos os coordenadores da campanha ouvidos pela reportagem. O artigo, entretanto, é identificado pelo próprio Brasil 247 como conteúdo de opinião, de responsabilidade do autor.

A eventual ausência de Lula promete transformar o debate em um dos assuntos políticos da reta final da campanha. Com o presidente fora do estúdio, os demais candidatos terão diante de si um confronto sem a presença do principal nome da eleição, enquanto a campanha petista apostaria em outro formato de comunicação no mesmo horário.

Até o momento, portanto, a informação é de que Lula comunicou a decisão internamente à campanha, mas a recusa ainda não foi formalizada oficialmente à Globo. A confirmação definitiva deverá esclarecer se o presidente realmente ficará fora do último debate antes da votação.