Mata de São João Eleições 2026
Com receio de baixa adesão, Jerônimo tira Mata de São João e Pojuca da agenda na reta final
Municípios estavam previstos na programação divulgada pela campanha, mas foram retirados da agenda atualizada; mudança ocorre a poucos dias da eleição
29/09/2026 21h40
Por: Redação Fonte: Mais Região
Arquivo Mais Região

O governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues (PT) retirou Mata de São João e Pojuca da agenda de campanha desta quarta-feira (30), justamente na reta final da disputa pelo Governo da Bahia. Os dois municípios haviam sido anunciados inicialmente como parte da caravana “Lula e Jerô pela Bahia”, com carreata prevista para Mata de São João, às 12h13, e passagem por Pojuca, às 14h13.

A alteração foi comunicada pela assessoria de Jerônimo às 20h24 desta terça-feira (29), em um grupo de WhatsApp destinado à imprensa. Na nova programação, Mata de São João e Pojuca simplesmente desapareceram do roteiro. A agenda atualizada prevê Baixa Grande, às 7h13; Ipirá, às 9h13; São Sebastião do Passé, às 14h13; Catu, às 15h13; e Alagoinhas, às 18h13.

Segundo apuração do Mais Região, a mudança teria sido motivada pelo receio da direção da campanha de enfrentar baixa adesão popular nos atos de Mata de São João e Pojuca, a apenas cinco dias da votação. A informação foi confirmada à reportagem por lideranças ligadas ao deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que havia articulado a passagem do governador por Mata de São João.

A retirada dos dois municípios chama atenção porque a agenda anterior havia sido divulgada publicamente justamente como uma grande caravana pela região. Em Mata de São João, a presença de Jerônimo chegou a ser anunciada para uma carreata ao lado de Rui Costa e Jaques Wagner. A nova programação, porém, não inclui mais nenhuma das duas cidades.

Em Pojuca, o governador conta com o apoio político do prefeito Luizinho Trinchão, que, no entanto, vem sendo alvo de críticas de vereadores de oposição na Câmara Municipal. Parlamentares apontam que o apoio do gestor ao petista estaria sendo considerado morno, levantando questionamentos sobre o nível de mobilização em torno da candidatura de Jerônimo no município. Nos bastidores, a relação entre Trinchão e o governador também teria esfriado após promessas feitas por Jerônimo ao prefeito que, segundo aliados, ainda não saíram do papel.

Para tentar manter a mobilização política na região, o senador Jaques Wagner deverá realizar uma caminhada em Mata de São João por volta das 18h desta quarta-feira. A estratégia, na prática, mantém uma liderança de peso do grupo na cidade, mas sem a presença do candidato ao governo.