O Hospital Municipal Dr. Eurico Goulart de Freitas, em Mata de São João, realizou 2.260 mamografias entre janeiro e setembro de 2026, o que representa uma média de aproximadamente 250 exames por mês. Os números integram as ações de atenção à saúde da mulher e ganham destaque durante o outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.
O serviço funciona durante toda a semana, e o exame é feito no próprio município, sem que a paciente precise se deslocar para outra cidade. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia.
O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Depois de realizar o exame no Hospital Municipal, a paciente leva o resultado ao médico da sua UBS e ao especialista na Policlínica municipal. Caso seja necessário algum tratamento específico, é a própria Policlínica que faz o encaminhamento.
A moradora Catiuscia Machado conhece de perto a importância do cuidado e sempre orienta outras mulheres a fazerem o autoexame, independentemente da idade, e a procurarem um médico diante de qualquer alteração.
"Quanto mais cedo descobrir, mais chances tem de cura. Precisamos ensinar as meninas a fazerem o autoexame e, qualquer desconfiança mínima de alteração, procure imediatamente a unidade de saúde para avaliação de um profissional", afirma.
Outras ações- Em alusão ao outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde de Mata de São João realizam ações durante todo o mês, com foco na conscientização e na prevenção.
Oportunidades SineBahia oferece 71 vagas de emprego em Mata de São João nesta quinta (8)
Programação infantil Escola Municipal Monsenhor José Astrogildo realiza Semana da Criança com atividades em Mata de São João
Pela vida Corrida Suave promove mobilização pela saúde mental e física em Mata de São João
Temporada 2026/2027 Praia de Santo Antônio recebe Bandeira Azul em Mata de São João
Líder na RMS Mais Região supera 47 milhões de visualizações nas redes sociais e amplia audiência digital nas Eleições 2026
Processo Seletivo Prefeitura de Mata inicia inscrições para REDA com vagas para Agente de Varrição e Vigia